Não é só cinema! Também tem boa música no Festival da Lapa!

Ao dos 36 anos de história, a OHC já lançou três LPs e cinco CDs, e se apresentou por todo o Brasil e pelo exterior.
Ao dos 36 anos de história, a OHC já lançou três LPs e cinco CDs, e se apresentou por todo o Brasil e pelo exterior.

Orquestra Harmônicas de Curitiba estará na abertura do evento – a primeira Orquestra de Gaitas da América Latina. E, para finalizar o Festival, mistura do “sotaque” musical cigano de Django com os ritmos quentes do jazz swing, com o Jazz Cigano Quinteto.

O Festival de Cinema da Lapa inicia na terça-feira, 17 de novembro, com intensa programação, seguindo até o dia 21. O evento é uma promoção do Instituto Borges da Silveira e Instituto Histórico da Lapa (Luiz Carlos e Maria Inês Borges da Silveira).

O Festival, neste ano, oferece ao público não somente o melhor no quesito cinema. Desta vez, os amantes da boa música também terão programação especial! Após solenidade de abertura e exibição dos filmes, o público não pode perder um excelente show! Trata-se da apresentação Orquestra Harmônicas de Curitiba (OHC), a única orquestra de harmônicas da América Latina, que estará em dose dupla na Lapa, na noite de abertura do 8º Festival de Cinema da Lapa, às 20h, na Tenda da Alameda David Carneiro. A apresentação é gratuita.

A OHC irá apresentar uma de suas formações: o Trio da Orquestra Harmônicas de Curitiba. Além do show de abertura do evento, a banda terá sua história exibida no documentário “Bacharéis da Gaita” (20′), de José Eduardo. O filme conta a trajetória do grupo que mobilizou mais de 400 candidatos na busca por músicos apaixonados pela gaita de boca.

E, no último dia do Festival, sábado, 21 de novembro, às 20h, na Alameda David Carneiro, o evento será encerrado com a apresentação do grupo curitibano Jazz Cigano Quinteto. Trata-se de um show de jazz manouche, estilo criado pelo violonista cigano-belga Django Reinhardt e imortalizado no seu Quinteto do Hot Club de France na Paris dos anos 30.

A mistura do ‘sotaque’ musical cigano de Django com os ritmos quentes do jazz swing gerou um resultado admirado até hoje ao redor do mundo todo. Existem menções a Django e o jazz manouche em diversos filmes do consagrado diretor Woody Allen, que é um profundo admirador de Django. Na Europa, gerações após gerações de músicos se dedicam a manter viva a tradição de Django e, no Brasil surgem cada vez mais grupos de jazz manouche.

 

A OHC

A Orquestra Harmônicas de Curitiba (OHC) foi fundada em 29 de março de 1979. Ronald Pereira da Silva (já falecido) e Eduardo Manoel Marques Pereira foram os idealizadores deste projeto que mobilizou mais de 400 candidatos nos cursos de iniciação do grupo. Com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Fábrica de Harmônicas Hering (Blumenau), os cursos formaram, no mesmo ano, 32 harmonicistas pré-selecionados. Destes pioneiros surgiu a primeira Orquestra de Gaitas da América Latina – título que até hoje carregam com orgulho.

Ao longo destes 36 anos a OHC já lançou três LPs e cinco CDs, e se apresentou por todo o Brasil e pelo exterior (Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Canadá) totalizando centenas de shows. Atualmente a OHC é composta por 6 harmonicistas e 4 músicos de base, que juntos estão modernizando sua sonoridade, sem perder sua essência única na Música Instrumental Brasileira.

 

OHC – RESSTRUTURAÇÃO

Em 2015, a Orquestra Harmônicas de Curitiba (OHC) completa 36 anos de atividade. O grupo está completamente renovado e passando por uma profunda reestruturação musical e comercial, porém, sempre mantendo e preservando a tradição da única orquestra de harmônicas existente nas Américas, e uma das poucas em todo o mundo.

 

JAZZ CIGANO QUINTETO

O Jazz Cigano Quinteto é formado por Lucas Miranda (violão), Mateus Azevedo (bateria), Vinícius Araújo (violão), Wagner Bennert (contrabaixo) e John Theo (violino), e fez suas primeiras apresentações nos circuitos artísticos do SESC, em Curitiba. Hoje o grupo já tem na bagagem um CD gravado de maneira independente, apresentações em importantes eventos de empresas como NISSEI, Positivo, Lapinha SPA, programas gravados na Paraná Educativa e na TV da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assim como participações expressivas no circuito da Corrente Cultural 2012 e 2013 e SESC Jaraguá do Sul (SC). Em 2012, na Oficina de Música de Curitiba, tocaram junto com importantes nomes da música instrumental como Gabrielle Mirabassi, Daniel Migliavacca, Vittor Santos, Itamar Collaço, além de uma série de 3 apresentações com o violonista Yamandu Costa, no Teatro Paiol em outubro de 2012. Em fevereiro de 2014, se apresentaram com o acordeonista francês, Ludociv Beier, referência de jazz manuche e jazz tradicional. E em julho do mesmo ano juntaram-se ao expoente do acordeom bàlkã e grande instrumentista brasileiro Marcelo Sanfoneiro Cigano, tocando para o público o show Riat Romani, unindo as culturas ciganas manouche e do leste europeu no Teatro Paiol.

 

 

SERVIÇO

– Orquestra Harmônicas de Curitiba (OHC)

Quando: terça-feira, 17/11, às 20h – Noite de Abertura do 8º Festival de Cinema da Lapa

Onde: Alameda David Carneiro

Quanto: gratuito

Conheça mais no site: www.harmonicasdecuritiba.com.br.

– Jazz Cigano Quinteto

Quando: sábado, 21/11, às 20h – Noite de Premiação do 8º Festival de Cinema da Lapa

Onde: Alameda David Carneiro

Quanto: gratuito

Ouça o Jazz Cigano Quinteto no site: www.festivaldecinemadalapa.com.br/#!shows/yhzn5.

 

 

 

Please follow and like us: