Contendense procura por doador de medula óssea

Com apenas 20 anos, jovem enfrenta leucemia e busca um doador. (Foto Facebook de Ruan)
Com apenas 20 anos, jovem enfrenta leucemia e busca um doador. (Foto Facebook de Ruan)

Chance de encontrar doador compatível é de uma em 100 mil. Você pode colaborar, indo até o banco de sangue mais próximo, realizando o seu cadastro.

 

O jovem contendense Ruan Deda, de apenas 20 anos de idade, está lutando contra uma doença séria: a leucemia. Por conta disso, precisa de um doador de medula óssea. Ele estava tratando a doença com quimioterapia, no entanto a leucemia retornou.

Em relação à doação da medula, a chance de encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil. Mas, muitas pessoas nem imaginam que podem contribuir, tanto com Ruan como com muitas outras pessoas que também passam pela situação. Isso porque, após realizar o cadastro no banco de sangue, a amostra segue para análise de compatibilidade. O sangue do doador pode ser compatível com Ruan ou com muitas outras que necessitem de auxílio.

Na segunda-feira, 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Contenda divulgou uma nota informando que disponibilizará transporte para deslocamento de interessados até o município de Curitiba para cadastro para possível doação de medula óssea para  Ruan Deda, bem como para doação de sangue para quem tiver interesse.

O local onde será feito o cadastro e doação de sangue é o Biobanco do Hospital de Clínicas. Haverá agendamento após a formação de lista no município, de acordo com a capacidade de atendimento do banco de sangue.

Os interessados em colaborar devem deixar o nome e o telefone para contato na Secretaria Municipal de Saúde ou com os familiares de Ruan.

 

COMO SER UM DOADOR

Para ser um doador, a pessoa deve se dirigir até o banco de sangue mais próximo, munido de documentos como RG e CPF. Lá deve preencher o cadastro e fazer a coleta de sangue. Após exames feitos pelo local, será verificado se o doador tem a medula compatível com alguma pessoa que necessite. Se a resposta for positiva, o candidato à doação será submetido a uma cirurgia, com anestesia geral, ficando internado por um dia. Após aproximadamente uma semana, o doador pode voltar à sua vida normal.

O Hemobanco de Curitiba recebe doações de sangue para análise. O endereço é Rua Capitão Souza Franco, nº 290, Bigorrilho, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 13h30. Para informações e dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone 3023-5545.

 

 

 

Please follow and like us: