Incentivo à produção de leite orgânico e criação de búfalos

Dr. José Lino abordando os temas técnicos voltados à produção de leite orgânico aos participantes.
Dr. José Lino abordando os temas técnicos voltados à produção de leite orgânico aos participantes.

O Instituto EMATER apoiou a realização do evento, mobilizando e oportunizando a participação de criadores e outros interessados.

 

Na terça-feira, 8 de dezembro, a Estação de Pesquisa do IAPAR na Lapa esteve bastante movimentada. Lá se fizeram presentes criadores, técnicos e outros interessados em participar do processo de comercialização de búfalos e búfalas promovido pelo Instituto, na modalidade de leilão presencial. Também compareceram para participar da Tarde de Campo, que tratou de temas técnicos voltados à produção de leite orgânico.

Os trabalhos, coordenados pelo médico veterinário e pesquisador do Iapar, Dr. José Lino Martinez, foram bastante elogiados pelos presentes, tanto pelo padrão zootécnico dos animais, como pelo resultado da comercialização dos búfalos e pelo excelente conteúdo técnico das palestras e demonstrações práticas voltadas à produção de leite orgânico de búfalas.

Dentre os assuntos tratados estava a sanidade, a alimentação com ênfase na produção de pastagens, instalações, manejo e mercado.

Todos os lotes foram arrematados por criadores de búfalos, em sua maioria de municípios do Vale do Ribeira, mas também por criadores de municípios distantes, como Ivaí.

O Instituto EMATER apoiou a realização do evento, mobilizando e oportunizando a participação de criadores e outros interessados na produção de leite orgânico e na criação de búfalos.

 

BÚFALOS

A Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na Lapa é certificado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que reconhece e atesta a qualidade da produção orgânica de leite de búfala na propriedade. A fazenda do Iapar na Lapa é pioneira no modelo agroecológico de produção de leite de búfala e a certificação abre caminho para que os produtores do Paraná ganhem espaço no mercado.

Nas últimas três décadas, a produção de búfalos no Paraná foi reduzida em quase 50%. Atualmente, o rebanho de bufalinos no Estado envolve cerca de 28 mil cabeças, das quais 3 mil no Litoral.

A fazenda do Iapar na Lapa tem um rebanho de 45 animais da raça Murrah, sendo que 14 vacas estão em ordenha, produzindo uma média de 80 litros por dia. O certificado assegura que as pesquisas desenvolvidas na fazenda experimental têm base na realidade dos produtores, buscando garantir que as tecnologias sejam geradas sob as mesmas condições e dificuldades que uma propriedade conduzida no sistema orgânico enfrenta no seu cotidiano.

A produção orgânica de leite de búfala da Lapa é enviada para o laticínio do produtor David Thiessen, de Morretes, para ser processada em forma de mussarela. Por ser um produto diferenciado, a expectativa é de que a mussarela consiga ser comercializada pelo dobro do preço do produto equivalente fabricado com leite de vaca.

A simplicidade na criação de búfalos pode levar aos produtores menos capitalizados a oportunidade de alcançar um mercado rentável. A produção de leite de búfalas proporciona um rendimento industrial elevado, com utilização de menos matéria prima no processamento. Para a produção de um quilo de queijo, são necessários 6 quilos de leite de búfala, enquanto o mesmo produto fabricado com leite de vaca necessita de 9,2 quilos de matéria prima.

A criação de búfalos é de fácil manejo e, ao contrário do que os produtores imaginam, não há necessidade de grande volume de água na propriedade. Os animais precisam de condições de sombreamento em regiões de temperatura muito elevada. A atividade tem grande potencial como opção de renda para a agricultura familiar.

A carne de búfalos jovens, abatidos com mais ou menos 24 meses, e bem acabados, é de extrema suculência, maciez e sabor. Tem, ainda, teor menor de gordura e colesterol e pode perfeitamente competir com as melhores carnes bovinas. Além da carne, o búfalo produz um leite de ótima qualidade, também com teor menor de gordura e colesterol. Para se ter uma ideia, com cinco litros de leite de búfala você faz um quilo de queijo. Para esse mesmo resultado serão necessários 10 litros ou mais de leite de vaca.

Please follow and like us: