Contendenses clamam por abertura de Creche

Instituição aguarda há três anos a chegada dos 150 alunos que ocupariam o espaço.
Instituição aguarda há três anos a chegada dos 150 alunos que ocupariam o espaço.
Instituição aguarda há três anos a chegada dos 150 alunos que ocupariam o espaço.

Obra foi concluída há três anos e ainda aguarda a chegada dos novos alunos.

 

O município de Contenda recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em 2012, durante a gestão do então prefeito Hélio Boçoen, uma verba no valor de R$ 1.427.834,98 para construção de uma Unidade Escola de Educação Infantil. O novo prédio, localizado na Rua Constantino Soares da Silva, nº 2.839, no centro do município, seria destinado ao funcionamento de uma creche e de uma pré-escola, atendendo 150 crianças, com idades de 6 meses a 5 anos.

A nova escola, concluída há três anos, tem 1.118 m² de área construída, contendo oito salas de aulas, além de todas as outras estruturas necessárias para atender plenamente os alunos que frequentarão a instituição.

No entanto, apesar de pronta há tanto tempo, até agora não recebeu nenhuma criança do município. Nunca abriu as portas e está sendo alvo de vandalismo e depredação. Essa situação vem gerando descontentamento à população, principalmente aos pais que necessitam de vagas em creche e pré-escola.

 

A EXPLICAÇÃO

Em contato com a Prefeitura Municipal, a redação da Tribuna foi informada de que o Governo Federal ainda não entregou todos os mobiliários e eletrodomésticos necessários para atendimento dos alunos. Além disso, segundo informação da Prefeitura, o Poder Executivo Municipal necessita contratar cerca de 60 novos funcionários, por meio de concurso, para trabalhar na escola.

Outro dado repassado à Tribuna pela Prefeitura é a necessidade de realizar algumas adequações para que o ônibus escolar possa levar e buscar os alunos no local, pois a rua da nova escola seria muito estreita para realizar uma manobra de retorno do transporte escolar.

O início do atendimento às crianças no local, de acordo com o Prefeito Carlos Eugênio Stabach (Carlão), deve ocorrer até o final deste semestre.

A Prefeitura ainda esclareceu que todas as grandes obras de um município recebem verba do Governo Federal para construção e mobiliário, porém a implantação e o pleno funcionamento são de reponsabilidade do município que, muitas vezes, não tem condições financeiras para implantar os projetos.

 

 

Please follow and like us: