O silêncio ou a fuga  

Diante dos últimos acontecimentos na Política Nacional, é interessante observar como estão se comportando políticos de várias bandeiras partidárias, assim como lideranças e demais filiados ou simpatizantes.

Até há pouco tempo, o que se via, era a existência de uma fraca oposição, que frequentemente “apontava o dedo” para os casos de corrupção envolvendo os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT). Agora, com o avanço das investigações da Lava Jato, o que paira no ar é, principalmente, o silêncio. As investigações do Ministério Público Federal (MPF) estão na 24ª fase, mas já têm documentos para seguir, ao menos, até a 31ª. Quem seriam os próximos alvos? Melhor seguir o velho ditado “em boca fechada não entra mosquito”, não é mesmo?

A oposição, neste momento, está acontecendo, de verdade, por parte do próprio povo brasileiro. Essas pessoas que, em sua grande maioria, não estão filiadas a partidos, mas só querem que a economia brasileira volte a ser favorável e que os corruptos sejam condenados, independente de Partido Político.

Entretanto, chega a ser divertido observar que, além de os pseudo opositores neste momento se apresentarem calados, os que tanto defendiam Dilma, Lula e demais correligionários, agora estão partindo para duas posturas: ou mudam de partido (se dizendo uma nova rede de renovação), ou dizem que não estão de acordo com a ação criminosa praticada pelos, até então, companheiros de luta – não são, agora, nem mesmo coniventes com as ações anteriormente praticadas, apesar de por muito tempo manterem com eles estreitas relações (!).

É a estratégia do “salve-se quem puder”. Ainda mais se pensarmos que não estamos longe de eleições municipais. E, apesar de as estaduais e nacional serem só em 2018, a preparação começa cedo para tentar convencer o eleitorado.

Há, ainda (como não poderia deixar de ser), por parte dos mais fanáticos ou daqueles que não percebem como a defesa ao PT pode ferir sua imagem, outra postura: a de tentar demonstrar que políticos de outras bandeiras partidárias também estão sendo investigados. Ora, é óbvio que outros políticos também são corruptos! Mas é engraçado perceber onde estes “fanáticos” garimpam os dados. Nesta semana, por exemplo, Gleisi Hoffmann (que por sinal também é investigada na Lava Jato) divulgou na rede social Facebook uma reunião de matérias – todas veiculadas pela Rede Globo, divulgando possíveis práticas de corrupção por parte de filiados ao PSDB. Ok, Gleisi! Mas, e agora, onde está a imprensa vendida, que tanto os petistas têm orgulho em citar?

Chega a ser triste notar tanta incongruência no discurso dos adeptos de um partido político que tanto prometeu aos cidadãos brasileiros… Cheiro desespero no ar?

 

Please follow and like us: