Curso abordará produção de búfalos no sistema agroecológico

CARTAZ EVENTO

Búfalos criados na estação do IAPAR, na Lapa.
Búfalos criados na estação do IAPAR, na Lapa.

 

Evento é voltado a técnicos, produtores e estudantes e será realizado na Estação Experimental do IAPAR, na Lapa.

 

Como produzir búfalos a base de pasto e no sistema agroecológico, onde o respeito ao animal e ao meio ambiente é a base do negócio? Este será o tema central do curso a ser realizado no dia 18 de maio, quarta-feira, na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), localizada na Rodovia do Xisto, km 201, Granja Velha, na Lapa.

O evento é voltado a técnicos, produtores e estudantes e terá início às 9h, abordando temas como “Crescimento da demanda de produtos orgânicos”, “Mercado para produção animal com bubalinos” e “Saúde animal com tratamentos alternativos”. No período da tarde, acontecerá visita ao campo para conhecer o Sistema Físico de Produção (instalações, rebanho, pastagens, animais).

Quem desejar participar deve ficar atento, pois as vagas são limitadas. Será entregue certificado aos participantes. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone 41-3622-1457 ou pelo e-mail est_lapa@iapar.br.

 

PRODUÇÃO

Os búfalos são animais de dupla aptidão: produção de carne e de leite. Recomenda-se que as pequenas propriedades de criadores optem por animais com maior potencial leiteiro, pois além de criar um bezerro mais sadio, o leite que sobrar poderá ser comercializado ou transformado em subprodutos. Em relação à carne, a dos búfalos jovens – com até 24 meses de idade, e bem acabados – é de extrema suculência e a gordura é mais suave que a do bovino.

Os búfalos são herbívoros com grande capacidade de transformação de forrageiras em carne e leite. Então, sua alimentação básica é composta pelos volumosos constituídos por pastos, capineiras, silagens e fenos. Transformar pasto em carne e leite é um bom negócio! Sendo o búfalo o animal que fará essa transformação, a possibilidade de bons lucros é maior ainda.

 

 

SERVIÇO

O que: Curso sobre bubalinocultura em sistema agroecológico

Quando: quarta-feira, 18 de maio, início às 9h

Onde: Estação Experimental do IAPAR – Rodovia do Xisto km 201, Granja Velha – Lapa – PR

Informações e inscrições: telefone 41-3622-1457 / e-mail est_lapa@iapar.br.

Vagas limitadas

Please follow and like us: