Colégio de Mariental – de Educação Integral – tem o melhor IDEB da Lapa

No Colégio os alunos têm aulas de Desenvolvimento Sustentável, cuidando da horta.

Instituição de ensino também é uma das 14 melhores, entre as estaduais do Paraná.

O Colégio Antonio Lacerda Braga, localizado no distrito de Mariental, na Lapa, apresentou no ano de 2016 (referência a 2015) um importante resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): elevou sua média de 4.4 para 5.3, superando a meta projetada para o Colégio prevista para o ano de 2021. Assim torna-se destaque, estando entre as 14 melhores médias das escolas estaduais do Paraná, sendo a média de todo estado de 4.3, nesse ano.

Ressalta-se que o IDEB tem sido um importante instrumento de pesquisa que visa medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Sendo que se observa uma gradativa elevação nos índices do Colégio Antonio Lacerda Braga que, desde 2013, oferta Educação em tempo integral aos alunos do Ensino Fundamental – séries finais. Na instituição, os alunos permanecem na escola o dia todo, iniciando suas atividades de manhã, às 7h45min, com término às 16h15min, sendo que os alunos fazem as principais refeições no Colégio.

TEMPO INTEGRAL
Com relação à Educação em Tempo Integral, esta se concretizou após várias reuniões e discussões para ampliação da oferta da educação durante o ano de 2012. Inicialmente estudava-se a implantação de um curso técnico de formação de docentes, subsequente ao ensino médio, tendo em vista a desvinculação da Escola das séries iniciais do prédio, permanecendo somente o Colégio Antonio Lacerda Braga, permitindo assim a ampliação dos espaços. Com isso, o Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Sul, sugeriu a implantação da Educação Integral para o início de 2014 ou 2015. Porém, o mesmo foi autorizado pela SEED para implantação já no início de 2013, sendo que demandou de grande empenho de toda equipe escolar para as devidas adaptações, incluindo a redistribuição de aulas, já que estas já estavam distribuídas para a grade comum de ensino, exigindo-se assim a inclusão de novas disciplinas.

Palestra sobre Violência e Drogas
Palestra sobre Violência e Drogas
A Apresentação Cultural faz parte das disciplinas diversidifadas ofertadas aos estudantes.
A Apresentação Cultural faz parte das disciplinas diversidifadas ofertadas aos estudantes.
Alunos visitaram Museu do Tropeiro, no Feixo, durante a disciplina de Arqueologia e Patrimônio Histórico.
Alunos visitaram Museu do Tropeiro, no Feixo, durante a disciplina de Arqueologia e Patrimônio Histórico.

COMO FUNCIONA
O Colégio Antonio Lacerda Braga conta com uma proposta de Educação em Tempo Integral que inclui uma matriz curricular diferenciada, que além das oito disciplinas da Base Nacional Comum – Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Ensino Religioso – contempla também uma Parte Diversificada, com onze disciplinas e quatro Componentes Curriculares.

Quanto às disciplinas da Parte Diversificada, tem-se: Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Leitura e Informação em Língua Espanhola, Aprofundamento Esportivo, Espaço Cultural Paranaense, Educação Musical, Literatura Infantojuvenil, Laboratório de Matemática, Arqueologia e Patrimônio Histórico, Vivência Corporal, Audiovisual na Arte e Matemática Financeira. Sendo que a avaliação dessas disciplinas segue o sistema de avaliação trimestral definido pela Unidade Educacional, previsto na Proposta Pedagógica Curricular.

Já os Componentes Curriculares são: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Horta Escolar), Educação Patrimonial, Sala Temática para o Estudo de Línguas Estrangeiras e Acompanhamento Pedagógico. No que se refere aos Componentes Curriculares, tratam-se de atividades mais flexíveis que enriquecem o currículo, buscando atender às expectativas, as necessidades e aos interesses dos estudantes.

Contudo, considerando a realidade social da maioria dos alunos, que são de classe baixa e altamente carentes, no que se refere ao global sociocultural, econômica, afetividade, entre outros tão necessários para a qualidade da vida humana, o Colégio tem representado o grande diferencial na vida da maioria destes, uma vez que tem buscado desenvolver um espaço de socialização do conhecimento e de efetivação da formação integral dos estudantes.

Ainda assim, a educação em tempo integral tem contribuído significativamente no sentido de promover a ampliação de oportunidades de aprendizagem, em prol da formação destes indivíduos, em que se busca dar ênfase do trabalho escolar no processo de ensino-aprendizagem, refletindo positivamente no índice do IDEB.

Please follow and like us: