Lapa terá caminhada “Passos que salvam” no dia 27

Os organizadores da caminhada convidam toda a população para participar do evento.

Evento busca conscientizar a todos sobre a cura do câncer infanto-juvenil. Cidades participantes da caminhada receberão capacitação para dois profissionais de saúde, para que diagnostiquem a doença no município.

O câncer infanto-juvenil possui grande impacto social: é a primeira causa de morte, por doença, na faixa etária de 5 a 19 anos no Brasil. É uma doença tempo-dependente que, diferentemente do câncer adulto, apresenta rápida evolução, embora, ao mesmo tempo, tenha um bom prognóstico. Se associados, diagnóstico precoce, tratamento rápido e de qualidade, as chances de cura podem chegar a 80%.
No mundo, estima-se que a incidência de tumores pediátricos varie de 1% a 3% do total de casos de câncer. No Brasil, esse número chegou a 3% e para 2016 estima-se cerca de 12.600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes até 19 anos. (Fonte: Incidência de câncer no Brasil, Estimativa 2016, Inca/MS).
Embora a estimativa de casos novos seja de 3% do total de caso de câncer esperados na população, os óbitos por neoplasia, nesta faixa etária, representam aproximadamente 12% do total de Anos Potenciais de Vida Perdidos por toda a população brasileira entre 2008 a 2012. O óbito de crianças e adolescentes evidencia o alto impacto emocional, social e econômico para a família e a sociedade.
A baixa incidência implica desafios aos gestores públicos, como realização do diagnóstico diferencial, contratação de profissionais especializados, concentração dos centros de tratamento de modo a gerar expertise e suporte biopsicossocial às famílias. A definição de políticas públicas para o câncer infanto-juvenil é necessária para que seja garantida a oportunidade de maiores chances de cura.

CAMPANHA
O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado no dia 23 de novembro. E no dia 27 de novembro, às 9h, será realizada na Lapa a 5ª Caminhada “Passos que salvam”. O evento faz parte da campanha nacional realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos (SP) e visa conscientizar sobre a cura do câncer infanto-juvenil.
A caminhada tem como ponto de partida a Praça General Carneiro, com encerramento no Parque Linear. A coordenação do evento no município está sob responsabilidade de Maria Gontijo, que é coordenadora da caminhada no sul do Estado.
A participação na caminhada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir com o projeto do Hospital de Câncer, adquirindo o kit do evento, composto por camiseta, boné e garrafinha de água, pelo valor de R$ 30.
Para mais informações sobre a caminhada e aquisição do kit, basta entrar em contato com Maria, pelos telefones 9956-5393 (Claro) ou (17) 99257-2434 (WhatsApp), e com o Nilson, pelo telefone 9987-9669.

CONTRAPARTIDA
Os municípios participantes da caminhada promovida pelo Hospital do Câncer de Barretos recebem uma contrapartida, em benefício da população. São escolhidos dois profissionais da saúde pública da cidade para receberem capacitação no hospital, para que realizem o diagnóstico da doença no próprio município, sem necessidade de biópsia. Depois de diagnosticada a doença, o médico responsável pelo atendimento encaminha o paciente, com acompanhante, para Barretos, com despesas de viagem e alimentação bancadas pelo projeto do Hospital.

SINAIS E SINTOMAS
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao Hospital com a doença em estágio avançado por diversos fatores:desinformação dos pais; medo do diagnóstico; e desinformação dos médicos.
Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:
– dores de cabeça pela manhã e vômito;
– caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
– dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
– manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
– aumento de tamanho de barriga;
– brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

SERVIÇO
O que: 5ª Caminhada “Passos que salvam”
Quando: domingo, 27 de novembro, às 9h
Onde: Saída na Praça General Carneiro, seguindo até o Parque Linear
Informações: Maria – telefones 9956-5393 (Claro) ou (17) 99257-2434 (WhatsApp); Nilson – telefone 9987-9669
Conheça o projeto: www.hcancerbarretos.com.br/passosquesalvam

Please follow and like us: