Potencial Biodiesel completa 4 anos de trabalho na Lapa

Consolidada como a segunda maior usina do Brasil, na contramão da crise, empresa comemora avanços e trabalho realizado no município.

Ecologicamente correto. O Protocolo de Kyoto sugeriu a fabricação e utilização do biodiesel e do álcool como uma das maneiras mais eficazes de diminuir a poluição da atmosfera pelo gás carbônico, enxofre, metano e por outros gases formadores do efeito estufa. O biodiesel emite 98% menos CO2 do que o petróleo. Além disso, o biodiesel não é tóxico, é cem vezes mais biodegradável que o óleo diesel comum e não produz fumaça preta nem odores desagradáveis.
Pensando em produzir energia limpa e renovável a partir do óleo da soja, a Potencial Biodiesel, marca consolidada no mercado, implantou uma unidade de produção de biodiesel na Lapa. Na terça-feira, 22 de novembro, completou quatro anos da inauguração da empresa, localizada na região do Lara, na Lapa. Momento oportuno para lembra um pouco de toda trajetória até que se concretizasse a vinda da empresa ao município.

POTENCIAL HOJE
O protocolo de intenções prevê a instalação de uma esmagadora de soja, o que deverá acontecer daqui a alguns anos. No entanto, outros projetos de expansão foram planejados e realizados antes disso. Entre eles, destacam-se a duplicação da capacidade de produção, que ocorreu na metade de 2016, e a instalação de uma indústria de beneficiamento de glicerina, que já está com o seu início de construção previsto para janeiro de 2017.
Hoje, mesmo num cenário em que o Brasil passa por um período de forte turbulência político/econômica, a Potencial Biodiesel vem crescendo, mostrando solidez e buscando alternativas que mantenham sua competitividade. Tanto é que neste ano, após ampliação de sua capacidade instalada, se tornou a segunda maior usina de Biodiesel do Brasil e se consolidou como uma das grandes forças do setor de biocombustíveis nacional. Os objetivos vêm sendo atingidos e novos investimentos estão sendo programados para alavancar ainda mais a Potencial no cenário nacional.

TRATATIVAS
Maio de 2010 – a Potencial apresentou o projeto da construção da usina para a produção de biodiesel a partir da transformação de óleos vegetais e gorduras animais disponíveis no mercado. A tecnologia escolhida era com os melhores resultados apresentados em empresas similares.
Dois de fevereiro de 2011 – o então Prefeito da Lapa, Paulo Furiati, enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 11/2011, que autorizava o Poder Executivo a realizar a doação do terreno para implantação da empresa. Pela proposta, em contrapartida a Potencial assumiu uma série de obrigações, como gerar atividade econômica, renda, recolhimento tributário, empregos diretos e indiretos e demais compromissos ambientais, trabalhistas e previdenciários legalmente constituídos.

Sete de fevereiro de 2011 – dada a importância da propositura em questão, a Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para a devida apreciação da matéria. Nesta data, o projeto recebeu aprovação pela unanimidade dos vereadores, em primeira e segunda votação.

Dois de março de 2011 – já legalmente doado o terreno, dentro dos rigorosos critérios adotados, em uma solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba, foi celebrado o protocolo de intenções, com a finalidade de definir e articular ações acerca das obrigações e responsabilidades do Estado, do Município e da Potencial para permitir e viabilizar a instalação e operação da unidade industrial de produção de biodiesel.

O Protocolo de Intenções foi assinado por Carlos Alberto Richa (Governador do Estado do Paraná), Paulo Furiati (Prefeito da Lapa), Arnoldo Hammerschmidt (Potencial Biodiesel), Ricardo Barros (Secretário Estadual de Indústria e Comércio), Luiz Carlos Hauly (Secretário Estadual de Fazenda), José Richa Filho (Secretário Estadual de Infraestrutura) e Jonel Iurk (Secretário Estadual de Meio Ambiente).

Vinte e dois de novembro de 2012 – cumprindo rigorosamente o cronograma de obras, num investimento total de R$ 110 milhões, nesta data foram então inauguradas as instalações da Potencial Biodiesel na Lapa. A cerimônia contou com a presença de vários deputados, secretários, empresários, vereadores, prefeito Paulo Furiati, governador Beto Richa e da população em geral. A partir da operacionalização da indústria houve um incremento de cerca de 30% no PIB da Lapa.

Biodiesel: como é produzido?
O processo químico de produção do biodiesel é chamado de transesterificação.

O óleo vegetal é neutralizado ou pré-tratado e, posteriormente, irá reagir na transesterificação, juntamente com o metanol e o metilato de sódio.

A glicerina formada na reação é separada por decantação e purificada para retirar traços de metanol e umidade.

Depois de separado do glicerol ou glicerina, o biodiesel é purificado.

Finalmente o biodiesel é filtrado e está pronto para o uso, tanto puro como misturado ao óleo diesel, sem necessidade de modificações no motor do veículo ou equipamento.

Todo o processo de fabricação leva cerca de 15 horas.

Please follow and like us: