Associados da RECILAPA são feridos com descarte inadequado de materiais

Seringa com agulha descartada no material reciclável da coleta seletiva.

Em menos de um mês, a RECILAPA teve dois acidentes com materiais perfuro cortantes, mais especificamente com agulhas de seringas.

Materiais perfuro cortantes são classificados, quanto à sua origem, como resíduos de serviço de saúde e, quanto ao tipo de resíduos, como material perigoso, em função do risco que apresenta à saúde pública e ao meio ambiente.

Os associados da RECILAPA sempre recebem orientações da Prefeitura sobre segurança do trabalho e uso de equipamentos de segurança para suas atividades. Mas, o destino final inadequado de alguns materiais vem causando situações desagradáveis aos trabalhadores da RECILAPA.

O descarte adequado dos resíduos é de extrema importância para garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente, e principalmente zelar pelas condições de segurança de quem trabalha com material reciclável, seja o coletor ou os associados da RECILAPA que estão em contato com o material, seja no momento da coleta ou durante a triagem dos recicláveis.

Todo o material perfuro cortante e outros materiais da área de saúde, que são utilizados em tratamentos diretamente pelas pessoas em suas residências, devem ser entregues no posto de saúde mais próximo de sua residência. Agulhas e seringas devem ser descartadas em garrafas do tipo pet e entregues na unidade de saúde mais próxima, a qual dará o descarte final adequado.

A colaboração de todos no descarte correto, seja de qualquer tipo de material, é fundamental para manter qualidade dos serviços, sem prejudicar o meio ambiente e as pessoas que estão envolvidas no destino adequado dos resíduos.

Please follow and like us: