
Ano de 2016 foi de dificuldades, mas com auxílio da comunidade, instituição consegue dar continuidade aos trabalhos realizados.


O ano de 2016 não foi fácil, por conta da crise na economia nacional, eas entidades assistenciais também sentiram as dificuldades, com a queda nas doações e contribuições. No Lar de Idosos São Vicente de Paulo, os Vicentinos, não foi diferente. Tanto é que os representantes da instituição vieram a público solicitar apoio da população.E a solicitação foi e vem sendo atendida. Diversas pessoas e empresas se mobilizaram para ajudar os Vicentinos.
O Lar, que atende 48 idosos (36 homens e 12 mulheres), conta com o auxílio de 15 funcionários próprios e 7 cedidos pela Prefeitura. A diretoria, diante das dificuldades, tomou, como primeira providência, medidas administrativas para enxugar o orçamento. No entanto, as dificuldades persistiam. Foi aí que decidiram ir a público pedir ajuda da população, que prontamente se mobilizou, das mais diversas formas, para contribuir.
Diante disso, a Diretoria vem a público agradecer a todos os que colaboraram e continuam a colaborar com os Vicentinos. Agradece também àqueles que, não somente no Natal, mas em todos os meses, auxiliam o Lar.
Para o próximo ano, os Vicentinos esperam que a situação fique mais tranquila. Atualmente, possui um projeto em trâmite na Prefeitura que irá para aprovação na Câmara de Vereadores, para destinação de valores à entidade. Além disso, há outros três projetos em andamento, que darão um alento para o início de 2017: a renovação do convênio com a Prefeitura; a aquisição de equipamentos para a lavanderia, com recursos oriundos do Fundo do Idoso; e disponibilização de verba para aquisição de material de higiene.
Apesar destes projetos previstos, é importante ressaltar que essas ações não acabam com a necessidade de contribuição da comunidade com o Lar de Idosos. As despesas não são pequenas, sendo preciso contar com a solidariedade da população.
COLABORANDO
Entre as diversas pessoas, entidades e empresas que contribuíram com a entidade, é possível citar algumas, como o Quartel do 15º GAC AP, o Motoclube da Lapa, a empresa Armarinhos Karina, iniciativa de Débora Krasinski com campanha no Facebook, e até mesmo a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). Há diversas outras pessoas e empresas que colaboram, mas é impossível citar todos sem cometer alguma injustiça.
A título de exemplo, pode-se relatar a visita, no dia 20 de dezembro, da AERP nos Vicentinos. Sintonizados na solidariedade e no espírito de Natal, a Associação e o Sert/PR realizaram a entrega de presentes aos idosos. A diretora institucional da Aerp, Ticiane Pfeiffer, representou as entidades.
Sabe aquele fiel companheiro que te mantém informado e embalado em qualquer lugar? Então, o radinho de pilha foi o presente para os moradores dos Vicentinos.
Os idosos retribuíram com sorrisos, abraços, afetos e toda a alegria que o rádio é capaz de gerar. “Eu pedi para ganhar um rádio porque quero escutar a missa, músicas e notícias até mesmo no quarto. Estou muito feliz com esse carinho”, contou dona Eulália Cadene, de 78 anos.
Seu Alzemiro de Campos, de 73 anos, também ficou muito alegre com o presente. “Eu gosto de escutar música, especialmente a música gaúcha, da minha terra natal. O rádio será uma excelente companhia”, contou ele.
A entrega dos presentes foi acompanhada pela equipe da Rádio Legendária, da Lapa, que fez a cobertura do evento e uma entrada ao vivo. O rádio também foi valorizado nas camisetas que os internos e colaboradores receberam. Todos unidos por um motivo muito especial.“Esse momento reflete o espírito de natal. São muitas lições de humanidade. Você percebe que, ao mesmo tempo em que eles ganham o presente, eles têm o cuidado com o outro. A solidariedade é o que sobressaiu neste dia”, contou emocionada Ticiane Pfeiffer.
DOAÇÕES
Os Vicentinos sempre estão abertos a colaboração da comunidade. E o tempo livre das pessoas é uma das coisas os idosos mais necessitam. A atenção, o carinho, o sentimento de pertencimento e acolhimento são os maiores presentes, espantando a sensação de solidão e abandono.
O Lar de Idosos São Vicente da Paulo está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 440. A instituição aceita doações de alimentos, produtos de higiene e roupas. Também é possível fazer doações em dinheiro, depositando a quantia diretamente na conta do asilo (Lar São Vicente de Paulo – Banco do Brasil: 35.000-1 001 0630; Caixa Econômica Federal: 801-2 104 0393). Para mais informações basta entrar em contato com os Vicentinos pelo telefone (41) 3622-3362.
Confira algumas das necessidades do Lar:
– Alimentos: achocolatado, adoçante, bolachas, coco ralado, café, chá, creme de leite, extrato de tomate, farinha de milho, leite condensado, canjica, maionese, quirera, sagu, suco e trigo.
– Produtos de limpeza: água sanitária, amaciante, detergente, desinfetante, sabão em pó, sacos de lixo de 40 e 100 litros e fraudas geriátricas tamanho G.