A magia nas paredes do São João

Local tem muito o que contar, como a história do Chiquinho, sentido e visto por muitos.

Nessa edição, terá início uma série de matérias contando um pouco da história dos pontos turísticos locais. O primeiro a ser lembrado é o Theatro São João, jóia lapeana. Você, morador da Lapa, já visitou as atrações do município? Conhece a história e as curiosidades de cada local? Aproveite e saiba um pouco mais sobre a cultura local!

São João já foi biblioteca, rádio e enfermaria.
São João já foi biblioteca, rádio e enfermaria.
O Boneco Simão aguarda os visitantes na entrada do Theatro.
O Boneco Simão aguarda os visitantes na entrada do Theatro.

A cidade da Lapa é muito conhecida Brasil afora, tendo no turismo um de seus pontos mais fortes. Muitos turistas, quando vem a Lapa, se encantam com o centro histórico, com a gastronomia e com o que a Lapa tem de mais belo, que é o seu povo.

Mas, e você, lapeano, conhece os pontos turísticos da Lapa? Muitos conhecem somente de nome, onde se localizam, sem nunca terem entrado para visitar, e, ainda, não conhecem a história do local. Foi pensando nessa situação que A Tribuna Regional decidiu produzir, nesta e nas próximas edições, matérias sobre os pontos turísticos da Lapa, suas histórias, curiosidades e suas preciosidades.

Nessa primeira edição você conhecerá um pouco mais sobre o Theatro São João, considerado por muitos turistas um dos mais importantes pontos para visitação, pelas riquezas de histórias que se encontram em lugar só. O local, infelizmente, às vezes parece pouco explorado e pouco conhecido pelos lapeanos.

Localizado na Praça General Carneiro, foi construído entre os anos de 1873 a 1876 e é o teatro mais antigo do Paraná. Considerada uma das mais importantes atrações turísticas da Lapa, possui potencial arquitetônico não apenas por sua beleza, mas por sua memória de histórias fantásticas ocorridas no local. É um dos poucos teatros do Brasil a reunir um estilo italiano, neoclássico e elisabetano. É usado como centro cultural e possui uma agenda permanente de espetáculos. O Theatro foi construído a partir da iniciativa da Associação Literária Lapeana, projetado por Francisco Therézio Porto Neto (membro da Associação).

Foi inaugurado em 1876, como sede da Associação Literária e funcionou também como Biblioteca. Em 1880, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva, tendo o imperador ficado impressionado pelo fato de uma pequena cidade dispor de tal teatro. E no ano de 1887 teve sua inauguração oficializada com a sua primeira apresentação da Companhia Souza Bastos de Operetas.

Durante as batalhas heroicas do Cerco da Lapa, foi convertido em enfermaria, tendo sido bastante avariado pelas balas dos canhões das tropas que cercavam a cidade. No início do século XX foi reparado e reaberto, servindo como teatro e cinema. Outra função utilizada foi como local de leilões, para fins beneficentes.

No período de 1950 a 1975 pertenceu a Rádio Legendaria – emissora da Paróquia Católica local. Após isso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Ministério da Cultura tomaram a responsabilidade de administra-lo. Foi restaurado, conservando todas as suas características originais, da arquitetura ao mobiliário. Com capacidade para 212 lugares, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

HISTÓRIAS E CURIOSIDADES
O boneco que está em uma cúpula de vidro no saguão do Theatro pertenceu ao senhor Naby Paraná, que foi diretor do Theatro durante muitos anos. Quando ele namorava a mulher que mais tarde viria a ser sua esposa, a dona Diorene Paraná, já era ventríloquo. Os dois resolveram criar o boneco Simão para alegrar hospitais e escolas. Por mais de 50 anos o personagem levou a alegria a crianças e convalescentes. E até um programa de rádio Simão teve! Quando seu Naby faleceu, o Simão foi morar no Theatro, lugar tão amado de seu criador.

Outra curiosidade no local é a história do Chiquinho. Muitos funcionários e artistas que passaram por ali dizem ter visto ou sentindo a presença de um fantasma. Esse fantasma já pregou algumas peças em muita gente, como barulhos e vultos. Mas, segundo relato de funcionários mais antigos do Theatro, ele é do bem, está ali para proteger o local, e, por isso foi, batizado carinhosamente de Chiquinho. Verdade ou superstição, isso não se pode afirmar. Mas, são histórias e curiosidades que esse patrimônio cultural da Lapa apresenta. Local rico em histórias e valores que ainda nos dias de hoje poucos lapeanos conhecem.

O Theatro São João está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Para os lapeanos a entrada é gratuita. Já dos turistas é cobrada uma taxa de R$ 3 que dá direito a visita de três pontos turísticos (Theatro São João, Museu Histórico e Museu das Armas).
Além das visitações ao público em geral, o Theatro possui uma agenda de apresentações artísticas. É uma boa dica para um passeio local! Conheça esse lugar fantástico, que cresceu junto com a Lapa em seus valores, suas crenças e em suas histórias. Visite o Theatro São João!

Please follow and like us: