
Conheça um pouco da história dos pontos turísticos locais. Esta é a vez de saber mais sobre o Museu de Armas. Você, morador da Lapa, já visitou o local? Conheça um pouco mais sobre a cultura local!
Você, lapeano, conhece os pontos turísticos da Lapa? Muitos conhecem somente de nome, onde se localizam, sem nunca ter entrado para visitar, e, ainda, não conhecem a história do local. Foi pensando nessa situação que A Tribuna Regional decidiu produzir matérias sobre os pontos turísticos da Lapa, suas histórias, curiosidades e suas preciosidades. Nesta segunda matéria sobre o tema, você conhecerá um pouco mais sobre o Museu de Armas.
Então… Senta que lá vem história! A Lapa ficou conhecida nacionalmente pelo episódio sombrio do Cerco da Lapa. A batalha durou 26 dias e marcou a vida da população. Até hoje, perto de completar 123 anos do episódio, o município ainda respira e vive a história dos feitos heroicos da população e do General Gomes Carneiro, pessoas que lutaram bravamente na Revolução Federalista. De fato, essa luta foi sangrenta e cruel com a cidade e seus moradores, mas foi pelo ato de coragemdos lapeanos e dos soldados que aqui lutaram que a Lapa conseguiu“segurar” os maragatos. Com isso, foi possível consolidar a República. Assim, é possível dizer, sem modéstia: o Brasil deve muito a Lapa, leitor!





Para lembrar e conhecer um pouco do episódio sangrentoé muito bacana visitar o Museu de Armas. Ali está um acervo de armas usadas na primeira e segunda Guerra Mundial – interessante conhecer também. Mas, muito importante: ali estão as armas que foram usadas no Cerco da Lapa.
É sempre desagradável falar em guerras e batalhas, pelo rastro de destruição e crueldade que elas deixam. Mostrar as armas que foram usadas em guerras pode causar mal-estar… Mas, é preciso lembrar que foi com essas armas e com a bravura de irmãos lapeanos que foi possível salvar a cidade e seus moradores.
O Museu de Armas está localizado na Alameda David Carneiro. O prédiofoi a primeira casa de detenção da cidade. Inaugurado em 1868 e construído em estilo português, abrigava a Câmara Municipal no andar superior e a cadeia pública no piso térreo. Em 1974, passou a abrigar um acervo particular de armas da Revolução Federalista e também armamentos de outras guerras, e desde 1993 o Museu de Armas. No piso térreo funciona o Museu de Armas, no piso superior ainda são realizadas atividades da Câmara Municipal.
CURIOSIDADES
O local já abrigou presos e ainda hoje é sede da Câmara Municipal.O Museu de armas possui um acervo interessante das armas da Revolução Federalista e as que foram usadas pelo Exército Brasileiro durante o período do Império.
A coleção de armas da primeira e da segunda guerra mundial é pequena, mas nem por isso inexpressiva. Há também armas do Cerco e fotos que fazem os visitantes viajar no tempo.
O plano para construção da obra da cadeia foi feito em 1839, mas somente em 1848 as obras tiveram início, sendo inaugurada quase 30 anos depois de sua edificação. Ainda abrigou o 13º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional, Museu e Escola Normal.
A maior parte do acervo foi cedida por um engenheiro de Curitiba, o Osiris Stenghel Guimarães, que dedicou a sua vida toda a colecionar os objetos. Devido à grande amizade do engenheiro com o prefeito do município nos anos 70, Sergio Augusto Leoni, surgiu a ideia de montar um pequeno museu particular para expor os armamentos e, em 1993, foi inaugurado o Museu de Armas da Lapa.
O Museu de Armas está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Para os lapeanos a entrada é franca. Já para os turistas é cobrada uma taxa de R$ 3 que dá direito a um bilhete único, para visitar três pontos turísticos da Lapa (Museu de Armas, Theatro São João e Museu Histórico).
Lapeano, visite o Museu de Armas!O ambiente pode passar uma energia pesada, por já ter sido cadeia e pelos objetosà mostra passaremsensação de sofrimento e dor. Mas, é importante conhecer a história de luta e bravura e assim preservar a memória do município. O espaço ofereceexcelentes informações e no museu você vai encontrar canhões, fuzis, metralhadoras e muitas munições dos mais diversos calibres, além de várias fotos da Revolução Federalista e muitas histórias sobre a luta de povo lapeano. Não perca tempo, viva a cultura e a história lapeana! Visite o Museu de Armas!