Secretaria de Desenvolvimento busca preservação histórica

Encontro de representantes da Prefeitura com Secretário de Instituto Histórico firma termo de cooperação para preservação de acervo lapeano.

O acervo histórico e documental da Lapa é rico e variado. Livros, fotos, objetos, casarios, entre outros, compõe a vida da Legendária e atraem turistas e estudiosos do mundo inteiro.

É patrimônio de condições invejáveis, já que a grande maioria está sob a guarda da Prefeitura e em local que pode ser apreciado pelo visitante. No entanto, a documentação histórica exige maior cuidado em sua preservação. São livros, fotos, papéis, que registam a passagem do tempo, testemunhando fatos e acontecimentos importantes nos seus quase 250 anos.

Foi pensando nisso que o Secretário Municipal de Desenvolvimento Local, Joacir Gonsalves; Diretora Municipal da Cultura, Helenita Prevedello; e Diretor Municipal de Turismo, Marcio Assad; se encontraram com o Secretário Geral do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, o lapeano Kalil Assad. Eles tinham como objetivo acertar as bases da assinatura de um futuro Termo de Cooperação que poderá ser firmado entre a Prefeitura e a entidade, que é a mais antiga associação cultural em funcionamento no Paraná. Este termo possibilitará que o município receba, sem ônus, orientação técnica de como preservar o acervo que se encontra na Casa da Memória, de maneira adequada. “Temos pessoal especializado no assunto e podemos acertar as bases desta orientação, que vai assegurar ao patrimônio lapeano maior durabilidade”, avaliou Kalil. Na ocasião, Kalil presenteou a Secretaria com quatro livros do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, que agora fazem parte do acervo do Departamento de Cultura.

O trabalho de resgate histórico continua no Departamento e as ações se estendem para várias personalidades. Uma delas é o centenário de Ney Braga (nascido na Lapa em 25 de julho de 1917) e que foi prefeito de Curitiba, governador e Ministro.

Please follow and like us: