“A força do Agronegócio está sustentando a economia”

Ex-senador Osmar Dias destacou a importância do setor para a economia do País e do Paraná durante participação na Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Bom Jesus.

No sábado, 04 de fevereiro, foi realizada no Centro de Eventos da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus a Assembleia Geral Ordinária 2017 (AGO 2017). O evento contou com a participação de aproximadamente 400 cooperados, autoridades e a presença do ex-senador Osmar Dias.
No evento, Dias ministrou palestra sobre o panorama do Agronegócio Brasileiro e, durante sua explanação, falou aos cooperados sobre a importância do setor nas exportações, postos de trabalho no campo e desempenho das cooperativas do Paraná. Também lamentou que o Agronegócio seja tratado de modo pejorativo no Estado, tendo em vista que o setor é a base da economia do Paraná, responsável por 46% das exportações brasileiras em 2016.

Osmar Dias afirmou que o Agronegócio é um setor que não pode ser desrespeitado nem tratado com desprezo. Ao reiterar a importância do setor para a economia brasileira, Osmar lembrou que a força do Agronegócio está sustentando a economia. “No ano passado, o setor foi superavitário para o País, com a geração de US$ 71 bilhões em faturamento. No Paraná não foi diferente. Cerca de 75% de todas as exportações no ano passado corresponderam a produtos do Agronegócio”, disse.

Para Osmar, o cooperativismo do Paraná é um dos mais modernos e organizados do país.
Para Osmar, o cooperativismo do Paraná é um dos mais modernos e organizados do país.
Mais de 400 cooperados estiveram presentes no evento.
Mais de 400 cooperados estiveram presentes no evento.
Durante a AGO foram eleitos os novos conselheiros fiscais da Bom Jesus e seus suplentes.
Durante a AGO foram eleitos os novos conselheiros fiscais da Bom Jesus e seus suplentes.

O ex-senador também destacou a importância das cooperativas para o Agronegócio no Paraná. “O cooperativismo é um importante instrumento para viabilização do Agronegócio e do desenvolvimento social e econômico do país. Sobre o cooperativismo paranaense destaco a importância do trabalho desenvolvido pela Ocepar, cooperativas e cooperados, afirmando que o cooperativismo do Paraná é um dos mais modernos e organizados do país. O Agronegócio brasileiro ganhou um grande destaque no mercado mundial e isso se deve muito ao cooperativismo paranaense e brasileiro”, finalizou.

Em relação às cooperativas e sua relação com o crescimento do agronegócio no Estado, para se ter uma ideia, em 2016 a Cooperativa Bom Jesus fechou o ano com faturamento de R$ 558.646.250,00 milhões. Entre 2010 e 2016 cresceu 118% no seu faturamento.

AGO 2017
A AGO 2017 da Cooperativa Bom Jesus foi realizada no Centro de Eventos da entidade, reunindo aproximadamente 400 cooperados, além da Diretoria da BJ, representada pelo Diretor Presidente, Luiz Roberto Baggio, Diretor Vice-Presidente, Milton Antonio Locatelli, e pelo Diretor Secretário, José Rubens Rodrigues dos Santos.

A Assembleia apresentou o Relatório Anual do exercício 2016 e, durante o evento, foram discutidos assuntos referentes a aprovação da prestação de contas dos órgãos da administração; destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas; eleição e posse dos componentes do Conselho Fiscal para o exercício de 2017; Plano da Atividades da sociedade para o exercício de 2017, com o respectivo orçamento de receitas e despesas; entre outros assuntos de interesse da sociedade cooperativa.

Foram eleitos para o Conselho Fiscal da Bom Jesus, exercício de 2017: Dioner Turek (Palmeira), Juarez Chegalski Leineker  (Lapa) e Antonio Trajanowski (Quitandinha). Como suplentes: Henrique Karas (Lapa), Eduardo Pachek (São Mateus do Sul) e Marcos Rogério Piekarski (Contenda).

OSMAR DIAS
Osmar Dias é Engenheiro agrônomo. Como Secretário Estadual da Agricultura, coordenou a implantação de um dos maiores programas agrícolas e ambientais do mundo, o “Paraná Rural”, que contribuiu significativamente para a conservação dos solos e aumento da produtividade das lavouras paranaenses.

Em 1994, foi eleito senador do Paraná pelo Partido Progressista. Reelegeu-se em 2002. Presidiu a “Comissão de Assuntos Sociais” e a “Comissão de Educação” do Senado Federal, além de ter sido relator da Lei de Biossegurança. Durante os 16 anos em que ocupou o cargo de senador da República, integrou a bancada da Frente Parlamentar do Cooperativismo. É autor do Projeto de Lei do Cooperativismo, que ainda tramita no Congresso.

Em 2010, Osmar Dias assumiu o cargo de vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas, no Banco do Brasil (BB), onde também foi membro do Conselho Diretor.

Em 1989, recebeu do cooperativismo paranaense o Troféu Ocepar e, em 2000, a Medalha do Mérito Cooperativista. O ex-senador Osmar Dias também foi homenageado durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses promovido pelo Sistema Ocepar no mês de dezembro, em Curitiba.

Please follow and like us: