Nesta Casa, chegou ao fim o triste Cerco

Sala de estar - somente utilizada em ocasiões importantes na época.

 

Conheça um pouco da história dos pontos turísticos locais. Na terceira matéria sobre o tema, saiba mais sobre o Museu Casa Lacerda, local onde foi assinada a Ata de Capitulação do município – a rendição, a desistência da batalha.

A cidade da Lapa é muito rica em história, com seus casarios antigos é tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural. Na gastronomia tem os melhores sabores da região e as belezas naturais do município são encantadoras. A Revolução Federalista, no episódio do Cerco da Lapa, marcou a cidade e até hoje se respira os fatos históricos pelas ruas da cidade. Os antepassados resistiram bravamente por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida. A lendária batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 639 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes.

Explorar esse episódio pode parecer sombrio ou assustador, mas é preciso preservar a memória para construir a história local.Você conhece a Casa Lacerda? Sabia que o local teve grande importância no episódio do Cerco da Lapa? Então, vamos lá!Senta que lá vem história!

A Casa Lacerda é um museu federal que mostrar aos visitantes como era o lar da família Lacerda, que ali residiu no século XIX. O local tem importância histórica por ter servido como quartel da Segunda Brigada durante a Revolução Federalista, em 1894.

O casarão foi construído entre os anos de 1842 e 1845 pela família Lacerda, em alvenaria de pedra e com paredes internas de estuque (estrutura de peças verticais de madeira falquejada, com ripas horizontais em ambos os lados e revestidos em argamassa de cal e areia). No estilo arquitetônico luso brasileiro da época, a casa contém telhado de duas águas e ambientes espaçosos, além de amplas janelas retangulares, beiral e frisos ornamentais. O solar conta com 16 peças, entre elas sala de estar, jantar, oratório, copa, cozinha, quartos, alcova e banheiro.Todos os ambientes são mobiliados e decorados com objetos da época.

Museu Casa Lacerda segue as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tendo sido tombado em 1938. Localizado na Rua XV de Novembro, no centro histórico, bem em frente ao Panteon dos Heroes, está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.Por ser um museu federal, é o único espaço onde é cobrada taxa de entrada dos lapeanos.

Banheiro da Casa Lacerda - o primeiro banheiro existente em uma casa na Lapa.
Banheiro da Casa Lacerda – o primeiro banheiro existente em uma casa na Lapa.
Quarto com acolva - não tem janela. Local hoje abriga uma coleção de discos e é protegido por uma porta de vidro - não é permitida a entrada.
Quarto com acolva – não tem janela. Local hoje abriga uma coleção de discos e é protegido por uma porta de vidro – não é permitida a entrada.
Sala de visitas, onde foi assinada a Ata de Capitulação da Lapa.
Sala de visitas, onde foi assinada a Ata de Capitulação da Lapa.

CURIOSIDADES

O casarão, em sua concepção original, acumulou as funções comercial e residencial. Na década de 1920 foram realizadas algumas adaptações internas, que não chegaram a descaracterizá-lo.Durante a Revolução Federalista, serviu como quartel da Segunda Brigada. Na principal sala da casa foi assinada a Ata de Capitulação da Lapa – fatohistórico que motivou o tombamento do imóvel em 1938.

A Casa Lacerda é o único museu federal na cidade da Lapa e oferece aos turistas a sensação nostálgica de viver no século XIX, em virtude da preservação da decoração original. Ainda proporciona outros atrativos culturais, como uma gama diversificada de exposições.

A casa foi muita frequentada pela sociedade lapeana e seu residente, o Coronel Joaquim Lacerda, sempre recepcionava muito bem seus convidados. Antes da postura séria e serena como Militar no Cerco da Lapa, o coronel era uma pessoa alegre e divertida em seu dia a dia. Diz a história que era muito brincalhão e adorava pregar peças em seus amigos. Em certa ocasião, ao receber um hóspede, resolveu fazer uma brincadeira. Bem recepcionado, no jantar, comida e bebidaà vontade. Porém, o visitante não contava com as brincadeiras do Coronel. Na comida, Joaquim Lacerda colocou purgante. Logo após o jantar, ofereceu ao amigo um quarto para repouso, porém era uma alcova (uma espécie de quarto sem janelas). Com as portas trancadas, o visitante passou uma noite tensa e logo foi acometido de uma“dor de barriga” e com ela o desespero. O que fazer?Não havia pinico no quarto, as portas estavam trancadas e também não tinha janela. O modesto hóspede teve uma noite terrível. No dia seguinte, tomou café e não demonstrou nem um tipo de constrangimento, fez a higiene e seguiu viagem. Dias mais tarde, o Coronel ainda curioso com o fato ocorrido, mandou um telegrama para o amigo, constando apenas a seguinte pergunta: “ONDE?”. A resposta chega dias mais tarde, com economia de palavras: “BOTA”.

Verdade ou mentira, não podemos afirmar, mas são histórias de pessoas comuns da época que ainda hoje culminam no imaginário do nosso povo!

Não perca tempo!Viva a cultura e a história lapeana! O Museu ainda conta durante o ano com uma gama de exposições oferecidas asescolas municipais, palestras e cursos. Também há no local uma pequena biblioteca com uma vasta coleção de livros edocumentos históricos. Ela é aberta ao público. Visite a Casa Lacerda!

Please follow and like us: