Detonação de pedreiras agiliza trabalhos de recuperação de estradas

Segundo Diretor de Estradas Rurais, a escolha pela utilização de explosivos é estratégica do ponto de vista da relação custo beneficio.

Método utilizado oferece rapidez e qualidade na extração de saibros que serão utilizados na readequação de estradas rurais.

A Prefeitura Municipal da Lapa, através da Secretaria Municipal de Obras, realizou nesta semana a detonação de duas pedreiras com o objetivo de extrair saibro a ser utilizado na readequação de estradas rurais.

Da pedreira do IAPAR, localizada na Granja Velha, foram extraídos 7 mil metros cúbicos de saibro. Já da pedreira da Berneck, na localidade do São Bento, foram 3 mil metros cúbicos. O custo total chegou a R$ 137 mil.

Para a execução da detonação foi contratada, por meio de processo licitatório, uma empresa especializada que atendeu aos mais rigorosos critérios e normas técnicas, atendendo aos devidos órgãos competentes fiscalizadores.

A detonação teve o acompanhamento do Exército Brasileiro na conferência do lote de explosivos, do Departamento de Ação Social na orientação das famílias que residem nas proximidades, e das Coordenadorias de Comunicação e Produção na divulgação e informes.

Segundo Osvaldo Camargo, Diretor Municipal de Estradas Rurais, a escolha pela utilização de explosivos é estratégica do ponto de vista da relação custo beneficio. “Melhores pedras extraídas darão maior rentabilidade e durabilidade quando aplicadas na superfície das vias. Em ambas as pedreiras foram escolhidas para detonação lajes de pedra impossíveis de extrair com escavadeira nem mesmo acoplada com o rompedor hidráulico”, explicou o diretor. Após este processo, as pedras serão britadas dando aproveitamento de 100% em sua utilização.

 

Please follow and like us: