Odontologia lança programas de Prevenção e Saúde Bucal

O cuidado com a saúde bucal deve começar bem cedo.

Programas Sorriso Feliz e Sorriso Saudável visam melhorar a saúde bucal das crianças no município.

Equipe está visitando as escolas para avaliar como estão os dentinhos dos alunos.
Equipe está visitando as escolas para avaliar como estão os dentinhos dos alunos.

Ensinar as crianças a cuidar dos dentes desde pequenos é um investimento que trará benefícios para o resto da vida delas. Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, lançou dois programas que visam implantar medidas nas escolas e CMEI´s da Lapa.
O Programa Sorriso Feliz foi desenvolvido para atender alunos dos CMEI´s. Uma equipe, composta por uma dentista e duas auxiliares, vai até as instituições e verifica a situação da dentição das crianças. Constatada a necessidade de intervenção, os pais são comunicados e o agendamento é feito na Clínica Odontológica, onde é iniciado o tratamento.

O Programa Sorriso Saudável é semelhante, porém, é voltado aos alunos das escolas da rede municipal de ensino, com orientação também quanto a aplicação de flúor após a escovação. Inicialmente, estão sendo visitadas escolas do quadro urbano e em breve serão atendidas as das comunidades rurais.

Segundo a Coordenadora da Clínica Odontológica, Rosecleide Horning do Vale, em ambos os Programas são realizadas orientações para os pais, educadores e professores voltadas para a educação e prevenção na saúde bucal. “Nas visitas são feitas avaliações, encaminhamentos, agendamentos e apresentados vídeos educativos adequados a cada faixa etária, incentivando a correta escovação e cuidados”, explica.

CRIANÇAS ESPECIAIS
As crianças portadoras de necessidades especiais também recebem a atenção das profissionais da Clinica Odontológica. Haverá também na unidade da APAE da Lapa a visita periódica da equipe composta pela dentista Carla e a auxiliar Erica para avaliação bucal nos alunos.

GESTANTES
A saúde bucal de uma criança começa ainda dentro da barriga da mãe. Durante a gestação, bem como após o nascimento, todos os principais cuidados e meios de prevenção devem ser tomados, incluindo higiene da gengiva e língua, e uma alimentação saudável praticada diariamente.
A Clínica Odontológica realiza junto a Clínica da Mulher um acompanhamento das futuras mamães, desde a decisão pela gestação até consultas periódicas com dentistas paralelas ao pré-natal.

RECÉM-NASCIDOS
Após o parto, as atenções voltam-se para o bebê também. Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento da criança. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. As mamães também recebem toda orientação de como proceder no surgimento dos primeiros dentinhos das crianças.

SERVIÇO
Cínica Odontológica João Lacerda Braga
Horário de atendimento: triagem às 8h ou às 13h
Endereço: Rua Vereador Oswaldo Montenegro, s/nº – Vila do Príncipe
Telefone: 3547-5033
Pacientes preferenciais: lactantes, gestantes, especiais ou idosos podem agendar atendimento por telefone.
O atendimento na Clinica Odontológica é referência para toda população, mas há atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Vila São José, Mariental, CAIC, Cohapar, São Bento, Água Azul e na Clínica da Mulher

Please follow and like us: