Gestores buscam união de cidades históricas

Comida típica é vista como um dos atrativos da região.

Intenção seria unir roteiros, para que turistas permanecessem de três a cinco dias na região.

Gestores de Turismo das Prefeituras dos municípios de Antonina, Morretes e Lapa se reuniram recentemente para propor um roteiro integrado entre as três cidades. O motivo é que, na visão deles, estes municípios têm todos os elementos para se tornarem um dos mais importantes produtos turísticos do Sul do Brasil.

São cidades históricas que estão localizadas a bem menos de 100 quilômetros de Curitiba. Diferentes em suas características, mas profundamente ligadas pela história, são destinos que podem (e devem) ser conhecidos em uma mesma viagem, oferecendo aos visitantes uma pluralidade  de atrações naturais, históricas e culturais, que surpreendem pelas belezas e peculiaridades.

Tendo como polo receptivo e difusor a capital, apontada entre os principais destinos turísticos do Brasil, o roteiro pelas cidades históricas paranaenses pode ser realizado em três dias, mas conforme a disponibilidade pode render até cinco dias de feliz estada na região que vai do litoral ao segundo planalto em 142 quilômetros, tendo justamente Curitiba (primeiro planalto) no meio do caminho.

Antonina, entre outros atrativos, é lembrada pelo carnaval e pela Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar, tem várias opções de turismo que envolvem natureza, esportes náuticos, aventura e gastronomia. Já Morretes tem como ponto de chegada da belíssima viagem férrea que parte da capital pela centenária ferrovia. Bem preservada e com uma rede de excelentes restaurantes, a cidade possui um bem montado sistema de vendas de artesanato. A ligação direta com a Estrada da Graciosa também é o ponto muito positivo da cidade. Por fim, a Lapa! A cidade que viveu seus dias de glória, quando seu centenário Theatro São João recebia companhias dramáticas europeias e em 1880 foi visitado pelo imperador D. Pedro II, também viveu dias de luta no episódio conhecido como “Cerco da Lapa”. A culinária tropeiro-lapeana, também atrai a atenção dos visitantes, com destaque para a “coxinha de farofa”, que faz parte do tradicional “café com mistura”. As atrações culturais completam o cenário de um agradável passeio.

A intenção existe. Espera-se que seja colocada em prática para que o turismo no município seja fomentado. Conteúdo para o turista, existe! Que se torne realidade e os municípios sejam os beneficiados do fomento ao turismo.

Please follow and like us: