“As Fiandeiras” aquecerão idosos

Idosos fazem parte do público atendido pelas Fiandeiras.

No mês de junho, voluntárias farão doação de gorros e cachecóis aos moradores dos Vicentinos. Comunidade é convidada a colaborar com doação de matéria-prima.

No sábado, 17 de junho, a partir das 13h, a Lapa receberá na Praça General Carneiro o grupo As Fiandeiras, para uma ação em prol dos moradores do Lar de Idosos São Vicente de Paulo (Vicentinos). O grupo, que reúne voluntárias que confeccionam peças em tricô e crochê, irá entregar 42 gorros de lã e cachecóis para os idosos da instituição.

As Fiandeiras produzem mantas (ou quadradinhos), cachecóis, gorros adultos e infantis, e enxoval para bebês recém-nascidos. A produção é a doada a idosos carentes, crianças, moradores de rua e bebês recém-nascidos em UTI neonatal.

O grupo trabalha com materiais doados pela comunidade (novelos de lã novos ou sobras). Assim, quem desejar contribuir com a ação das voluntárias pode doar a matéria-prima nos postos de coleta do Museu Casa Lacerda, Central de Informação Turística e no dia da ação, na Praça.

De acordo com as integrantes do grupo, o critério usado para escolher quem receberá as peças confeccionadas é buscar pessoas que, no momento, apresentem mais necessidade ou, ainda, atendendo pessoas que procuram As Fiandeiras pedindo ajuda para determinada instituição ou grupo. “A expectativa fica na importância do encontro, dos olhos nos olhos, no abraço e no diálogo com as pessoas que receberão esse pequeno presente”, relatam.

“Quando se tece algo, não fica ali só o trabalho, isso envolve tempo, amor, solidariedade e dedicação. E qualquer pessoa pode participar, doando lãs ou tecendo as peças”, finalizam.

O GRUPO

O grupo As Fiandeiras iniciou suas ações em outubro de 2013 em Curitiba e o trabalho de confecção e arrecadação de materiais para a produção é feito o ano todo, não apenas durante o inverno. Atualmente, cerca de 40 voluntárias produzem as peças e os quadradinhos, que se transformam posteriormente em mantas, e que também participam das reuniões mensais. Esses encontros servem para as participantes se conhecerem, passarem as informações das atividades já realizadas e as futuras ações, e também para ensinar pessoas que querem aprender a fazer tricô ou crochê, para colaborar com o grupo.

Grupo se reúne mensalmente e produz peças em lã e tricô para pessoas necessitadas.

As Fiandeiras contam também com a colaboração de algumas voluntárias, que não conhecem as demais pessoalmente, mas enviam seus trabalhos através de amigas do grupo. Tudo isso só é possível porque recebem doações de lã, que podem ser desde novelos novos ou sobras. A matéria-prima recebida é dividida nas reuniões mensais para que todas possam produzir.

O grupo já participou de programas de TV como Chamada Geral, do Gilberto Ribeiro, da RIC TV, por duas vezes.  Primeiramente, apresentando a ideia do projeto As Fiandeiras e depois durante a entrega de 200 mantas. E no início deste ano, do Painel RPC, com Adriana Milczevisk. Os vídeos estão disponíveis na página Facebook “As Fiandeiras – Curitiba”.

Algumas das entidades atendidas pelo grupo são: Sociedade Crescer, que atende crianças em período de contra turno na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo; Capa dos Pobres; CEMUC; Casa de Apoio Tio Rodrigo; Hospital de Clínicas; asilos; Grupo Raio de Luz; União do De Bem com a Vida; e Casa Fortalecimento da Fé.

Desde abril de 2016 As Fiandeiras também estão presentes em Cambé (PR), onde 12 voluntárias se reúnem uma vez por mês.

Please follow and like us: