Turismo da Lapa firma parcerias

Receptivo está localizado na entrada principal da cidade, junto ao Parque Linear. (Foto Jamile Linhares)

Durante inauguração do Receptivo Turístico, no sábado, programa de mestrado da UFPR apresentará resultados da parceria iniciada com o município.

No sábado, 10 de junho, às 10h, ao abrir as portas para convidados e comunidade do  Receptivo Turístico, a Lapa não ganha apenas um instrumento que irá somar ao conjunto de atrativos nas diversas modalidades da atividade turística que o município contempla. Será uma nova filosofia para o setor, com desenvolvimento de um plano estratégico, a ser apresentado no evento de inauguração, baseado na proposição de parcerias.

Estas parcerias começam com a própria comunidade e vão até as universidades, fundações, institutos e segmentos do terceiro setor. No sábado o programa de mestrado da Universidade Federal do Paraná, através da Professora Doutora Silvana Souza, apresentará os primeiros resultados da parceria iniciada, dentro deste novo ordenamento. Também estarão presentes os alunos do mestrado da Universidade Positivo, que fazem parte do programa “Educação, Promoção da Saúde e Sustentabilidade com a população da Área Remanescente Quilombola Vila Esperança, Lapa – PR”,  desenvolvido igualmente na forma de parceria com o município com vistas ao meio ambiente.

Outra parceria estratégica, no âmbito local, diz respeito a Associação Gastronômica Sabores da Lapa, que entre outras ações de atratividade para o turismo lapeano, é responsável pelo projeto Vem pra Lapa. “A novidade que o Departamento de Turismo nos traz é um planejamento estratégico, que vai nortear todas as ações voltadas e correlatas ao turismo de nossa cidade, dando tranquilidade e segurança  para os empreendedores locais. Eles terão como acompanhar, não como espectadores, mas como participantes diretos, inclusive no protagonismo das ações”, explica o vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Joacir Gonsalves. Já o Diretor Municipal de Turismo, Márcio Assad, diz estar satisfeito em poder implantar um projeto que tem como foco a “ousadia com responsabilidade”. Assad é empresário do ramo do turismo e tem grande experiência no setor público e revela que sem uma ampla parceria com outras instâncias de governo, empresas privadas, estabelecimentos de ensino superior, fundações, institutos e segmentos do terceiro setor, os municípios ficam restritos a fazer apenas ações básicas, apenas para manter a máquina pública em funcionamento. “Este plano estratégico nos levará muito além, pois amplia enormemente as frentes a serem atendidas, reposicionando o poder público como um dos parceiros importantes no processo e não o único responsável pela condução dos rumos”, explica Assad.

A inauguração do novo receptivo turístico da Lapa acontecerá às 10h de sábado, 10 de junho, e contará com exposição de artes do artista Di Magalhães com a temática “Lapa em Bico de pena”, além de apresentações musicais por conta da Casa da Música e do lançamento do planejamento, que terá a participação do mestrado da UFPR.

O Receptivo Turístico está situado na entrada principal da cidade, próximo ao trevo, ornado com o painel em mosaico de Poty Lazarotto. A inauguração do faz parte das festividades dos 248 anos da Lapa.

Please follow and like us: