Dia da Conscientização do Autismo marcado pela troca de experiências

Mães foram convidadas a proferir palestras sobre o Autismo.

Ações nas escolas e uma palestra proferida por mães de autistas foram realizadas.

A Lei Municipal 2768 de 2012 instituiu no município da Lapa o dia 24 de junho como o Dia Municipal de Conscientização do Autismo. A data foi escolhida numa referência ao aniversário de Gabriel, filho da Ediane Joslin, fundadora da Instituição Anjo Azul de Apoio ao Autismo.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Educação mobilizou algumas escolas a estabelecer, de livre escolha, atividades lúdicas educativas a serem desenvolvidas em salas de aula, buscando levar conhecimento e esclarecer questões referentes aos alunos autistas.

Na quarta-feira, 21 de junho, duas mães de crianças autistas, Ediane e Celinha, foram convidadas a proferir uma palestra voltada a educadoras, pais e demais profissionais que atuam no dia a dia com alunos portadores do espectro autista.

AUTISMO

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, tem influência na genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.

 

Please follow and like us: