
Evento reuniu cerca de 300 alunos, vindos de Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Agudos do Sul, Palmeiras, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul, Mandirituba e Lapa.
Na quarta-feira, 12 de julho, cerca de 300 alunos marcaram presença no 6º Festival de Quadrilhas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE´s). Além deles, também participaram funcionários das escolas e pessoas da comunidade. O evento foi realizado no Clube Sete de Setembro, na Lapa, e contou com a participação de dez escolas, vindas de cidades vizinhas. Cada uma compareceu com um número específico de estudantes inscritos: algumas trouxeram 50 alunos para dançar, outras 20; a Lapa participou com 27 estudantes.
Idealizado pela APAE da Lapa, o evento reuniu instituições de Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Agudos do Sul, Palmeiras, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Mandirituba e Tijucas do Sul. Os preparativos para o Festival começaram em fevereiro e a APAE da Lapa esteve à frente da organização, desde a busca por patrocínios para lanches, confecção das roupas, dos troféus e medalhas, serviços com as gráficas, além dos trabalhos manuais e os ensaios com o grupo. “Foi um trabalho intenso, mas foi muito gratificante e emocionante ver os alunos alegres e felizes”, comenta Marly, funcionária da APAE da Lapa.
O objetivo do evento foi promover, entre os alunos, a socialização, o respeito e o direito de exercer as mais diversas atividades. Os que se destacaram nas três primeiras colocações da dança da quadrilha receberam premiação com troféus e brindes. Os demais receberam medalhas de participação, além de dois certificados entregues para as APAE´s (um para a escola e outro para o professor de artes que orientou os alunos).
As APAE´s classificadas no 6º Festival de Quadrilhas foram: 1° lugar – Fazenda Rio Grande, 2º lugar – Palmeira e 3º lugar – Agudos do Sul. Estas escolas foram escolhidas através de um corpo de jurados, que tinha que seguir os critérios de avaliação estabelecidos pelo regulamento do evento. Participaram como jurados artistas e técnicos da Lapa e de municípios vizinhos. A instituição da Lapa ficou com a 5° Colocação no Festival.
É BOM DANÇAR
Muitas pessoas com necessidades especiais têm dificuldades com suas habilidades motoras. Com a dança, aprendem a mover seus braços, pernas e corpos suavemente e de maneira mais coordenada, melhorando suas habilidades. Na terapia, muitos aprendem a se relacionar melhor em sociedade, já que trabalham em grupo para aprender as coreografias.
PATROCÍNIOS
A APAE da Lapa agradece seus apoiadores e patrocinadores, que foram essenciais para a realização do evento. Entre eles estão: Prefeitura Municipal da Lapa; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura (que cedeu uma rampa de acessibilidade); Pastifício; Secretaria Municipal de Obras; JP Locações e Decorações; Invox Produções; Jaboti Materiais de Construção; Barão Distribuidora de Bebidas; Laboratório Becker; Lojas Zarur; Serena Sonorização; Bob Esponja Produtos de Limpeza e Higiene; Selaria Azambuja; Ilton Pereira; Scrum Pub; Barcelona Supermercados; Lopata Corretora de Seguros; Viva Bem Esportes e Lazer; Padaria Zeni; Material Elétrico Avenida; Ousadia Modas; Sicredi; Novack Revitalização de Dijuntores Ltda.; J. Mendes Auto Peças; Amadeu Schimidt Pedro; e Clube Sete de Setembro. Os agradecimentos também são extensivos à toda a diretoria e funcionários da APAE da Lapa, pais e toda comunidade que se envolveu e ajudou na venda da rifa, que foi muito importante para a organização do Festival.
Confira alguns cliques do 6° Festival de Quadrilhas das APAES:
Fotos: Luciane Gonzaga