Fotos rememoram conflito iniciado em 1912. Evento segue até 13 de agosto, na Central de Informações Turísticas.
No final da tarde de sexta-feira, 14 de julho, na Central de Informações Turísticas da Lapa, aconteceu a abertura da exposição “A Guerra do Contestado”. Composta por 30 fotografias que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná, a mostra fica em cartaz até 13 de agosto. A entrada é gratuita.
Por meio das fotos, a exposição retrata um dos episódios mais trágicos da revolta camponesa civil do Brasil. As imagens revelam personagens como o monge João Maria, líder espiritual dos camponeses, a líder guerreira Maria Rosa, o capitão do exército João Teixeira de Matos Costa, o coronel da Polícia Militar do Paraná João Gualberto, entre outros.
CONTESTADO
A Guerra do Contestado se iniciou em 1912 e se espalhou pela região sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Resultou em um massacre de camponeses liderados pelo monge João Maria. Eles lutavam pelo direito pleno de suas terras, contra as forças estatais constituídas e os jagunços contratados para defender os interesses do governo e das companhias empreendedoras da região. A batalha completou 100 anos em 2016.
A exposição ” A Guerra do Contestado” permanece até 13 de agosto, na Central de Informações Turísticas- Praça General Carneiro, 106- Centro, Lapa/PR. De terça a domingo, das 9h às 19h.