UAL formaliza associação para fortalecer a cultura local

Diretoria da União dos Artistas Lapeanos está reunida para elaborar futuros projetos do grupo.

Nos últimos meses a União dos Artistas Lapeanos (UAL) tem realizado diversas atividades, incentivando a criação de ambientes propícios ao incremento da cultura na Lapa.

A União dos Artistas Lapeanos (UAL) é uma organização sem fins lucrativos, criada através da associação de diversos grupos culturais da Lapa. Iniciou suas atividades em meados de 2016 com a produção do espetáculo alusivo às comemorações do Cerco da Lapa.

Atualmente a UAL é composta por integrantes dos grupos teatrais Animathéia, Mistura Lapeana e Palhaçantes, além dos grupos de dança Laços da Tradição e Studio Isabel Pellegrini, que possuem notório histórico de atividades artísticas no munícipio e seguem desenvolvendo diversas ações sócio culturais visando o desenvolvimento e a promoção da cultura local.

Sabendo da importância de formalizar a união de esforços dos artistas locais, os integrantes da UAL decidiram criar uma associação. Assim, ficou definida sua primeira diretoria, composta pelos seguintes integrantes: Presidente – Mara Ganzert; Vice-Presidente Luís Henrique Salvador; 1ª Tesoureira – Maria Aparecida C. de Lacerda; 2º Tesoureiro – José Luiz Leal Bandeira; 1º Secretário – Kássio Alexandre Paiva Rosa; 2ª Secretária – Lúcia Regina de A. Colaço.

A diretoria trabalhará na continuidade das ações desenvolvidas pela UAL, tendo como principais objetivos sua formalização e a execução de projetos como o Cerco da Lapa 2018, que está em fase de busca por parcerias.

AÇÕES

Nos últimos meses a UAL tem realizado diversas atividades como:

– o espetáculo “Lágrimas de uma Guerra”, apresentado em fevereiro de 2017 na Alameda David Carneiro, em parceria com Prefeitura Municipal da Lapa, Polícia Militar do Paraná e Exército Brasileiro, com o importante apoio de diversas empresas atuantes na cidade.

– o espetáculo “Lapa: a História de Três Gerações”, encenado em junho no Theatro São João, com o apoio da Prefeitura Municipal/Secretaria de Desenvolvimento Local, por ocasião das comemorações de aniversário da cidade.

– e ações como os desfiles de Natal e Páscoa, em parceria com o Vem Pra Lapa, além das diversas produções independentes realizadas ao longo do ano pelos grupos culturais que compõem a UAL.

UMA ASSOCIAÇÃO?

Durante o desenvolvimento dos projetos, os integrantes da UAL observaram a importância de formalizar a União dos Artistas através da criação de uma associação, que hoje possui diretoria constituída e está em processo de legalização.

Acredita-se que este será um grande passo para a UAL e para os grupos culturais da cidade, visto que a constituição legal facilitará a viabilização de diversos projetos culturais, auxiliando no fortalecimento de grupos existentes e na criação de ambiente propício para a formação de novos movimentos culturais, o que acarretará em inúmeros benefícios para toda a comunidade.

A UAL tem por objetivos dar continuidade aos projetos já existentes, como os espetáculos, encontros e demais atividades, bem como trabalhar no desenvolvimento de novas ações que visem o incentivo e crescimento dos grupos culturais da cidade.

“A UAL é formada por artistas, mas antes destes artistas estão as pessoas, gente do povo, que sentiu a necessidade de fazer algo a mais pela comunidade em que vive. E abdica, a cada novo trabalho, das horas de descanso ou de lazer em prol de uma causa. Não somos profissionais e nem almejamos ser, mas nosso trabalho vem do coração de cada um e isso brota aos olhos de nossos artistas. Este é o diferencial que faz da UAL e dos grupos integrantes verdadeiros profissionais, apaixonados pelo que fazem, e que em nenhum momento deixam a desejar em suas produções”, declara Mara Ganzert, Presidente da União dos Artistas Lapeanos. Ela convida todos que queiram colaborar ou conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela UAL para que visitem a página no Facebook (www.facebook/uniaodosartistaslapeanos), ou entrem em contato pelo e-mail uniaodosartistaslapeanos@yahoo.com.

Please follow and like us: