Leiteiros lapeanos participam na Agroleite em Castro

Lapeanos presentes na Agroleite, em Castro.

Visitantes receberam informações e material técnico sobre as cultivares de pastos de verão e de inverno, as produções de matéria seca dessas pastagens relacionadas com a fertilidade do solo e os cuidados quanto ao manejo de pastejo e corte do pasto.

Produtores de leite da Lapa participaram, na quinta-feira, 17 de agosto, de uma excursão técnica organizada pelo Instituto EMATER para a Agroleite, em Castro. A Agroleite é um evento promovido anualmente pela Cooperativa Castrolanda, considerado como a vitrine do leite na maior bacia leiteira do Brasil.

A programação vai até o dia 19 de agosto e abrange o julgamento de animais, fóruns, palestras, exposição e comercialização de insumos, produtos, serviços, equipamentos e máquinas voltadas à agropecuária com ênfase maior à atividade leiteira.

Os produtores lapeanos aproveitaram o evento para participar do Dia de Campo Sobre Pastagem, no Campo Experimental do Parque Cidade do Leite, onde receberam informações e material técnico sobre as cultivares de pastos de verão e de inverno, as produções de matéria seca dessas pastagens relacionadas com a fertilidade do solo e os cuidados quanto ao manejo de pastejo e corte do pasto.

A alimentação da vaca corresponde a 52% do custo total de produção do leite e uma das formas para diminuir o custo do alimento é oportunizar que o animal vá até o pasto, pois sempre que se trás o alimento volumoso até a boca da vaca se aumenta o custo de produção.

O melhor sistema alimentar para a vaca de leite é o SSF, ou Sistema Sem Fome. Por isso, é importante programar a produção de pasto de forma que tenha disponível o ano todo. Aí entra o planejamento forrageiro, onde se trabalha com pastagens perenes de verão e inverno e com pastagens anuais de verão e inverno.

O ditado popular diz que o leite entra pela boca, significando que é a qualidade e a quantidade do alimento fornecido para a vaca que determina o quanto de leite ela produzirá. Então, pode-se afirmar que produzir pasto de excelente qualidade é um dos principais fatores para o sucesso na atividade leiteira.

Os lapeanos também participaram da atividade Dinâmica de Máquinas, onde tiveram a oportunidade de conferir o funcionamento dos equipamentos e máquinas utilizados para as práticas de produção, manejo, colheita, distribuição e armazenamento  de forragens.

Please follow and like us: