Sindicato Rural e SENAR intensificam oferta de cursos de formação

Mulheres do São Bento e região tiveram acesso às boas práticas de manipulação de alimentos, orientações gerais e receitas inovadoras.

No mês de julho foram ofertados cursos de panificação, operação de escavadeira e aplicação de agrotóxicos, atendendo 60 produtores rurais. Presidente da entidade avisa que mais capacitações serão ofertadas aos associados.

No ano em que comemora os 50 anos de fundação na cidade da Lapa, o Sindicato Rural vai além dos serviços de apoio ao produtor rural, destacando-se também na diversificada oferta de cursos de formação específica, direcionada de acordo com a demanda de cada região.

Segundo o mobilizador do SENAR e vereador Acyr Hofmann a parceria entre as entidades (Sindicato e SENAR), que vem cada vez mais aprimorando a oferta de cursos, possibilita um alcance cada vez maior ao meio rural. “Mais qualificado, o homem do campo leva para a estrutura da propriedade o conhecimento adquirido, alavancando maior renda e produtividade”, afirma.

Acyr comenta que em julho foram realizados cursos simultâneos, para diferentes públicos-alvo, visando a qualificação e o aperfeiçoamento do trabalhador. No total, 60 trabalhadores receberam capacitação. Os cursos foram:

– Panificação: Voltado para 16 mulheres da comunidade do São Bento e região, com 16 horas de duração, levou conhecimento das boas práticas de manipulação de alimentos, orientações gerais e receitas inovadoras de panetone, x-salada, pães, sonhos, pizzas, entre outras delicias.

– Operação de escavadeira: Direcionado principalmente para 12 operadores de máquinas da Prefeitura Municipal, com duração de 40 horas, dividido em 40% de aulas teóricas e 60% práticas, transmitiu orientações básicas na operação e manutenção do equipamento e divulgou as novas tecnologias e inovações no mercado. Para o curso houve parceria com a Prefeitura da Lapa na disponibilização das máquinas.

– Aplicação de agrotóxicos: Com 32 participantes, produtores da região da Água Azul e Canoeiro, divididos em dois cursos de 24 horas cada, abordou todas as etapas, da compra até a devolução da embalagem, com ênfase na correta aplicação obedecendo os dispositivos da NR 31.8. Realizado em parceria com a Philip Morris, sendo que parte dos participantes são fumicultores, o curso deu prioridade para os cuidados com a exposição direta ao produto.

O Presidente do Sindicato Rural da Lapa, Eliseu Weinhardt, comemora os resultados e a satisfação dos participantes. “Cada vez mais a procura tem sido maior. Já temos programados para as próximas semanas cursos de derivados da mandioca, piscicultura, regulagem de plantadeira e semeadeira, compotas e doces e inclusão digital”, informou.

No curso de aplicação de agrotóxicos, produtores da Água Azul e Canoeiro acompanharam todas as etapas, da compra até a devolução da embalagem.
Please follow and like us: