A entidade tem como finalidade o abate e comercialização de carnes nobres, como ovinos e outros animais.
Após um processo bastante longo e burocrático, pecuaristas especializados em ovinocultura reuniram-se no dia 11 de agosto com a mesma finalidade: ampliar a cadeia produtiva da ovinocultura de corte na região, fundando a COOPERLAPA.
Até o momento, não existe na cidade um local adequado para abate, e os animais são destinados a abatedouros em outros municípios, o que gera um custo extra aos produtores, além de grandes problemas logísticos, pois mesmo abatendo ovinos, estes abatedouros não são exclusivos para este tipo de animal.
Isso faz com que a ovinocultura da Lapa e região fique “estacionada”, pois a margem de lucro na criação sofre grande perda no processo de abate. Também há o grande inconveniente de incentivar o abate caseiro, que nem sempre segue todas as normas sanitárias exigidas, e mesmo quando segue, não é passível de fiscalização adequada.
Com a criação da COOPERLAPA, o primeiro e grande desafio é justamente criar um abatedouro para ovinos e outros animais de pequeno e médio porte, verticalizando a cadeia produtiva ainda no município.
Baseado nisto, representantes da cooperativa entraram em contato com o Prefeito da Lapa, Paulo Furiatti. Relataram ter conseguido dele a promessa de uma adequação do futuro abatedouro municipal, para que se destine um espaço adequado e exclusivo à ovinos e pequenos animais.
Outros pontos de trabalho da COOPERLAPA serão a melhoria das condições técnicas de criação, o manejo e implantação de novas raças com carcaças adequadas às exigências do mercado, e, é claro, a ampliação da rede de criadores. Para tudo isso a cooperativa já conta com o apoio técnico de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, como UFPR, Universidade Tuiutí do Paraná, LAPOC, UEPG, FAEP, SENAR e IAPAR. Parcerias locais também têm sido criadas, ainda que por vezes de forma informal, como com a Câmara Municipal da Lapa na pessoa do vereador Fenelon, escritório de Contabilidade Izabel Gonçalves, e o jornal A Tribuna Regional.
Para todos que tiverem interesse em participar e se associar à nova entidade, basta entrar em contato com os integrantes da nova diretoria: Tiber Gemin – Presidente (telefone 9-9692-8522); André Montruquio – Vice-Presidente (telefone 9-9703-3339); Elisete Montruquio – 1ª Secretária (telefone 9-9703-3339); Gustavo Pereira – 2º Secretário (telefone ); Ivo Kauka – 1º Tesoureiro (telefone ); e Manuel Montull – 2º Secretário (telefone ).