Caminhos do Paraná não aceita pedido de Arthur Vidal

Vereador afirmou que, com a negativa, o próximo passo será a reunião com os demais edis da base aliada e com o Prefeito Furiati para analisar providências a serem tomadas.

Na quinta-feira, 31 de agosto, o Presidente da Câmara da Lapa, Vereador Arthur Vida (PMDB), recebeu a resposta da Concessionária Caminhos do Paraná, quanto a solicitação feita por ele para isenção ou redução da tarifa de pedágio aos moradores da Lapa.

Na resposta encaminhada ao vereador, a Concessionária afirma que “o requerimento formulado não encontra subsídio legal ou contratual para que seja acolhido”. A empresa afirmou, também, na resposta, que “não há previsão de isenção para veículos emplacados no município em que se encontra instalada praça de pedágio.

Quanto aos valores arrecadados pela Concessionária, esta afirmou que são utilizados na manutenção e conservação da via e que constituem arrecadação de impostos ao município. Assim, sendo um dos principais contribuintes da Lapa, qualquer alteração na cobrança poderia resultar em desequilíbrio contratual, acarretando ônus aos demais usuários da rodovia.

Em sua página pessoal na rede social Facebook, o vereador afirmou: “A luta continuará! Recebi a resposta negativa da concessionária caminhos do Paraná em atenção a minha solicitação de isenção ou redução da tarifa de pedágio aos moradores da Lapa. Desta forma estaremos nos reunindo com os demais vereadores da base aliada e o prefeito Furiati para analisarmos as providências que serão tomadas daqui pra frente”.

ENTENDA O CASO

O vereador Arthur Vidal apresentou junto a Concessionária Caminhos do Paraná o ofício nº 307/2017 solicitando a isenção da tarifa de pedágio, no posto de arrecadação da cidade, para veículos emplacados no município.

“Devemos abrir o diálogo imediatamente para um entendimento em relação a cobrança da tarifa aos moradores da Lapa. Muitos dependem de deslocamentos diários a trabalho ou a estudo na capital, Curitiba, o que acarreta num custo elevado afetando diretamente seu orçamento”, comentou o vereador.

Arthur afirma não ser contrário a cobrança, mas defende que haja caminhos alternativos, mesmo que por estradas vicinais para escolha de cada motorista. “Temos uma parceria muito grande com o Prefeito Furiati e, em comum acordo com os demais vereadores, poderemos disponibilizar recursos oriundos das economias da Câmara para que o município destine à manutenção e conservação de uma estrada alternativa, como a do Caracol”, afirmou Arthur.

Enquanto aguarda a resposta da Concessionária, o vereador usou de sua página na rede social Facebook, no dia 10 de agosto, para expor sua indignação. Disse ele: “Chegamos no limite! Apresentei hoje ofício endereçado a Caminhos do Paraná solicitando isenção ou redução da tarifa do pedágio para moradores da Lapa. Caso não seja atendido já estamos em adiantado estudo de construção de um caminho alternativo. Nos próximos dias trarei maiores informações acerca do caso”.

A cobrança da tarifa de pedágio na praça da Lapa iniciou em 2003. O contrato de concessão, que é de 24 anos, termina em 2021. Atualmente, veículos leves pagam R$ 12,20.

Para a empresa, passagem livre traria prejuízos aos demais usuários e também à arrecadação de impostos do município.
Please follow and like us: