Cuidados com os tratamentos estéticos

Antes de aderir a qualquer tratamento dermatológico, é preciso ficar atento se as técnicas são seguras e se estão sendo tomados os devidos cuidados. Em qualquer situação, sempre é importante ter o acompanhamento de um especialista. Confira as orientações da D´Agostini Clínica Médica.

Os tratamentos para a pele, que reúnem técnicas já conhecidas (como esfoliação, peeling de cristal, renovação celular, clareamento da pele, dermaroller e radiofrequência), são realizados por muitas pessoas. Mas, antes, é necessária uma avaliação do tipo de pele de cada paciente. Também é preciso ficar atento a outros fatores, como a gravidez, situação em que as medidas também são especiais.

Assim, como cada tratamento tem sua época certa para ser realizado, no inverno alguns tratamentos e técnicas são mais seguros de serem feitos. Quando realizados no verão, tratamentos à laser e ou peeling, por exemplo, precisam, antes, de um bom preparo da pele.

O fato é de que na maioria das vezes as pessoas se submetem a tratamentos sem realizar avaliação de seu tipo de pele, de sua genética, de seu histórico médico e do uso correto dos cosméticos. Com isso, o paciente acaba usando um produto inadequado, o que acaba gerando uma frustração e, ainda, podendo ocasionar outros problemas, como manchas, o surgimento de acne, irritação na pele, entre outros. Tudo devido ao uso de um produto ou tratamento inadequado para o seu tipo de pele.

Como não têm a quem recorrer, o paciente acaba desistindo do tratamento e perde anos preciosos de prevenção, simplesmente por nunca ter buscado a ajuda de um especialista.

Acredita-se que haja uma ideia exagerada da eficácia de alguns tratamentos e cosméticos, mantidas por propagandas enganosas. A maioria das pessoas não têm conhecimento dos resultados positivos que podem ser obtidos quando esses tratamentos são realizados dentro de um programa específico, individualizado, ou seja, diferente para cada paciente, conforme a sua necessidade.

Nos protocolos de tratamento indicados por médicos dermatologistas sempre há uma divisão entre o tratamento de manutenção – que englobaria o uso de cremes cosméticos ou manipulados específicos para cada paciente, associado a correções nos hábitos de vida (exposição solar, alimentação, uso correto do filtro solar); e o chamado tratamento de ataque, que consiste em corrigir pontualmente as queixas do paciente – é aí que entram os procedimentos de toxina botulínica para correção de rugas de expressão, os preenchedores  para corrigir sulcos, dar volume, tratamento com peeling químico para melhora da textura da pele, laser e luz pulsada, para melhora de manchas, vasos da pele, e até a cirurgia plástica, quando indicada. Cada um desses tratamentos é específico para os pacientes em questão. Um tratamento seguro e com resultados envolve avaliar o paciente como um todo, é um conjunto de fatores para tratar, harmonizar e proteger a sua pele.

Por isso, antes de realizar qualquer tratamento dermatológico, consulte um ESPECIALISTA e tenha um tratamento específico ou preventivo com ajuda de um dermatologista, profissional comprometido com o cuidado e a saúde da sua pele por uma vida inteira.

Please follow and like us: