IAPAR incentiva criação de búfalos em sistema agroecológico

Criação de búfalos provou-se viável na Lapa com resultados superiores à bovinocultura, e animais tendem a ser mais dóceis.

Desde 2009, pesquisas com búfalos em sistema agroecológico executadas na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), aqui na Lapa, têm mostrado resultados promissores na produção de leite e carne, empregando-se manejo simples do rebanho no que se refere à: alimentação, sanidade e reprodução dos animais. Os resultados positivos permitiram obter o selo de certificação orgânica pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR.

O pesquisador e veterinário José Lino Martinez, responsável pelo projeto no IAPAR, enfatiza que a bubalinocultura apresenta vantagens quando comparado aos bovinos. O custo de produção menor, devido à facilidade no manejo do rebanho; o melhor rendimento industrial e a demanda crescente do leite têm feito alguns produtores migrarem dos bovinos para os bubalinos.

Martinez destaca que os resultados mostram que o rendimento do leite de búfala é superior ao de vaca na produção de laticínios. Por exemplo, para se fazer 1 kg de queijo mozarela gasta-se, em média, 6 litros de leite búfala e 9,2 litros de leite de vaca. O pesquisador destacou ainda os bons índices zootécnicos apresentados pelo rebanho, resultando numa boa qualidade de leite (ver quadro). Enquanto os índices de natalidade média dos bovinos no Paraná é de 60%, nos búfalos é superior a 80%. A idade média de abate dos bubalinos é de 2 a 2,5 anos podendo atingir 450Kg, enquanto para os bovinos essa idade é superior. Outro aspecto positivo é o controle alternativo de endo e ectoparasitas que vem sendo realizada a base de produtos fitoterápicos como o Neem e preparados homeopáticos.

De acordo com Martinez, os princípios básicos da produção orgânica passam por um correto manejo de solo e bem estar animal. Além disso, existe um mercado emergente para a mozarela de búfala, sobretudo para a produção orgânica.

 

 

 QUADRO 1- PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE

  1. Característica                                                    Média
  2. Produção de Leite (kg/Búfala/dia)                 6,40
  3. Gordura (%)                                                         5,56
  4. Proteína (%)                                                         3,89
  5. Células Somáticas (x 10³/ml)                          29,33
  6. U.F de Colônias Bacterianas (x10³/ML           7,94

 

Fonte: Estação Experimental do IAPAR da Lapa, 2016.

Please follow and like us: