A saúde do homem e o câncer de próstata

Quem apresenta-se obeso, é de cor negra e/ou possui história familiar para a doença (pai, avô, tios de primeiro grau) deve começar a fazer seus exames de rotina aos 40 anos de idade.

O câncer de próstata está entre os três tipos de câncer com maior incidência no Brasil, sendo o mais comum em homens e a segunda maior causa de morte relacionada a cânceres no País, segundo dados do Inca. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Segundo o especialista (médico urologista) Dr. Carlos Eduardo Santin, que atende na D´Agostini Clínica Médica, cerca de 95% dos casos podem ser curados se forem detectados ainda no estágio inicial.

“A cada ano que passa, a população vem atingindo maior expectativa de vida e, como consequência disso, homens e mulheres alcançam maior idade durante suas vidas. Embora isso traga inúmeros benefícios à estas pessoas, acarreta também no maior número de doenças diagnosticadas durante este período”, afirma Dr. Carlos Eduardo.

Tratando-se especificamente dos homens, a taxa de distúrbios sexuais, disfunção erétil, problemas miccionais, próstata, dentre tantos outros, devem ser acompanhados mais de perto, junto com o Urologista.

A próstata é uma glândula, que só é encontrada nos homens, e tem a função de produzir parte do líquido seminal durante a ejaculação. Com o passar dos anos, principalmente através do hormônio masculino Testosterona, esta glândula começa a aumentar de tamanho, podendo, com isso, obstruir o fluxo de urina durante a micção. A isso se chama Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que não pode ser confundida com câncer.  São doenças diferentes, porém podem coexistir.

Uma próstata em um indivíduo normal varia em torno de 20-30g. Próstatas com HPB podem atingir volumes superiores a 300g. Nesses casos, provavelmente o paciente encontra-se sintomático. Os principais sintomas relacionados ao aumento da próstata são jato fino para urinar, demorar para conseguir esvaziar a bexiga, urinar várias vezes em pequenas quantidades e, principalmente, acordar várias vezes a noite para ir ao banheiro.

Devido ao avanço da medicina atual, existem vários remédios no mercado que podem substituir a cirurgia para tratamento destes pacientes. Os remédios atuam “amolecendo” a próstata ou diminuindo seu tamanho, possibilitando, assim, um melhor esvaziamento da bexiga. Caso estes remédios não funcionem, aí sim a cirurgia está indicada.

Outro problema de bastante importância para a população masculina é o câncer de próstata. Doença que mais mata homens atualmente, sendo o tumor mais comum no sexo masculino. Quem apresenta-se obeso, cor negra e/ou possui história familiar para Câncer de Próstata (pai, avô, tios de primeiro grau) deve começar a fazer seus exames de rotina aos 40 anos de idade. Para a população que não está enquadrada nestes casos, o exame deve ser iniciado somente após os 50 anos de idade, sendo facultativo o exame antes disso.

O exame de rotina se baseia em história clínica, PSA (exame de sangue) e principalmente o exame de toque retal. Estas 3 avaliações devem ser realizadas anualmente pelo seu Urologista, para poder manter sua saúde masculina em dia, diagnosticando possíveis tumores na próstata que possam vir a surgir, de forma precoce, tendo assim um tratamento com maiores chances de cura. Só o exame de sangue já foi provado que não é suficiente isoladamente.

Tanto o aumento benigno da próstata (HPB) quanto o câncer, tem cura. Sendo assim não deixe de consultar seu urologista regularmente, e aproveite seus anos a mais com muita saúde e disposição.

*Dr. Carlos Eduardo Santin é médico urologista e atende na D´Agostini Clínica Médica.

Please follow and like us: