Maria Fumaça passará pela Lapa comemorando o Natal

Locomotiva estará iluminada e decorada, pronta para saudar o público na noite de 21 de dezembro. Todos estão convidados a prestigiar o momento.

Um misto de saudosismo das gerações mais velhas e encanto dos mais jovens promete ser o cenário na noite de quinta-feira, 21 de dezembro, na Lapa, durante o retorno da Maria Fumaça ao município. A locomotiva movida a vapor irá encantar o público da Lapa e região, toda iluminada e decorada para o Natal.

Depois de ser a primeira cidade visitada quando de sua preparação para o vitorioso roteiro de natal da RUMO-ABPF, a Lapa terá a honra de fechar a programação natalina, no dia 21 de dezembro, quando, por volta das 20h (variável, conforme fluxo de trens de carga), a histórica locomotiva Mallet passará toda iluminada no município para saudar o público lapeano e da região, que tanto ama a Maria Fumaça, por fazer parte de muitas histórias pessoais ao longo dos anos.

Participe, será um espetáculo inesquecível! Por volta das 20h, o apito estridente e a densa nuvem de vapor branca expelida por sua chaminé anunciarão a sua chegada!

TRADIÇÃO

A Lapa está resgatando sua tradição ferroviária. Com a presença da Estrada de ferro desde 1891, o município teve um avanço significativo em seu progresso graças ao modal ferroviário, uma vez que a movimentação de pessoas e de mercadorias se fazia de forma muito mais ágil, tendo em vista as estradas de rodagem serem muito precárias naquele Paraná colonial.

No final dos anos 1940 o trecho foi retificado e a “Estação Nova”, hoje Centro de Memória “Sebastião Pires Furiatti”, foi inaugurada e iniciou suas operações, o que alongou, inclusive o perímetro urbano da cidade para aquela região, hoje uma das mais desenvolvidas.

Nos anos 1980 foi a vez da Lapa protagonizar, junto com municípios catarinenses, o pioneirismo no Turismo Férreo e entrar para o mapa turístico nacional, pela primeira vez. No entanto, o melhor estava por vir na sequência: foi com a viagem turística de “Maria Fumaça”, Curitiba-Lapa-Curitiba, que a Lapa consolidou à época sua posição entre os destinos mais visitados do Paraná, com repercussão sul brasileira.

TURISMO FÉRREO

Depois da privatização de RFFSA e da desativação dos trens turísticos, só restando no Paraná a viagem a Morretes, o município da Lapa, em várias gestões que se sucederam, tentou, sem sucesso, a volta do atrativo da viagem de “Maria Fumaça”. Agora, com a empresa RUMO no comando da malha, o diálogo se ampliou e com a participação da Lapa no cenário nacional e internacional, quando o assunto é preservação da memória ferroviária, as “portas estão se abrindo”. Será mais do que uma luz no fim do túnel, as possibilidades de retomada do turismo férreo, dentro de normas e regras modernas e adequadas ao fluxo da ferrovia, vem sendo cada dia mais uma realidade.

O RETORNO

Desde 1º de dezembro a tradição natalina de 40 anos atrás voltou a circular por Curitiba e região metropolitana: a Maria Fumaça Mallet 204, fazendo o trajeto com sua estrutura toda decorada com luzes de led.

A locomotiva, movida à vapor, começou o seu trajeto em Curitiba, sempre por volta das 20h, circulando em uma velocidade média de 20 quilômetros por hora.

A Maria Fumaça, que foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) em parceria com a Rumo, é a única do clássico modelo Mallet 204 em circulação na América do Sul. Desde abril deste ano, a locomotiva esteve em Rio Negrinho, em Santa Catarina, onde realizou passeios turísticos sob a coordenação da ABPF.

 

SERVIÇO

O que: Natal RUMO-ABPF – Passagem da Maria Fumaça iluminada e decorada pela Lapa

Quando: Quinta-feira, 21 de dezembro – por volta das 20h (horário variável, conforme fluxo ferroviário)

Informações: telefone 41.9.9986.1011

Please follow and like us: