“Por dias melhores” irá retratar o Cerco em 2018

Seguindo a trilha de sucesso dos espetáculos já apresentados, como "Lágrimas de uma guerra", UAL está nos preparativos para emocionar o público novamente no mês de fevereiro.

A União dos Artistas Lapeanos (UAL) é a responsável pelo espetáculo, que promete encantar o público mais uma vez.

No dia 9 de fevereiro comemora-se o Cerco da Lapa, episódio histórico que tanto marcou e ainda marca a cidade. Pensando em valorizar a história local e, ainda, levantar a discussão sobre os fatos em torno da história principal, desde 2009, na data, vêm sendo apresentados espetáculos alusivos ao sangrento e triste enfrentamento entre Pica-Paus e Maragatos. Com o passar dos anos, incentivados pelo sucesso e aceitação do público, as apresentações foram sempre crescendo.

Para 2018, a União dos Artistas Lapeanos (UAL) está preparando mais um belo espetáculo: “Por dias melhores”. A preparação está acontecendo desde julho de 2017, com ensaios semanais que exigem muita dedicação do elenco e também das equipes de produção, que estão se reinventando a cada ano na criação de cenários, figurinos e adereços.

A novidade deste ano está no texto, que busca trazer leveza ao tema, com cenas divertidas, porém sem esquecer do compromisso em mostrar a história da cidade de forma sensível, promovendo a reflexão sobre o episódio. Outra novidade está nas cenas de batalhas que terão uma dinâmica diferenciada, com marcações coreografadas e efeitos de luz e som.

O espetáculo dirigido por Mara Ganzert traz exatamente essa reflexão: a incessante busca por um futuro melhor. Através da amizade entre um marceneiro e um intelectual, mostra os sonhos, projetos e esperanças de pessoas comuns que tiveram suas vidas modificadas pelo marcante episódio do Cerco da Lapa.

O espetáculo será encenado na Alameda David Carneiro em fevereiro e a UAL conta com importantes parcerias, como do Exército Brasileiro, através do 15º GAC AP, e da Prefeitura Municipal da Lapa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Local.

Todos os apoios são muito bem vindos e quem tiver interesse em colaborar pode contatar a UAL através do e-mail uniaodosartistaslapeanos@yahoo.com  ou da página do Facebook: www.facebook/uniaodosartistaslapeanos.

A UAL

Em meados de 2016, integrantes de diversos grupos culturais reuniram-se no intuito de dar continuidade aos tradicionais espetáculos alusivos ao Cerco da Lapa. Foi durante este processo que se percebeu a necessidade de criar uma marca que sintetizasse de forma simples e eficaz a união e o trabalho de todos os envolvidos no projeto. Surgia então a União dos Artistas Lapeanos, ou simplesmente UAL, uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção e o desenvolvimento cultural da cidade e região. O objetivo é de trabalhar de forma mais organizada, facilitando a busca de recursos e valorizando ainda mais o grupo e o trabalho realizado.

Composta pelos grupos teatrais Animathéia, Mistura Lapeana, Palhaçantes e dos grupos dança Laços de Tradição e Studio Isabel Pellegrini, em conjunto com voluntários e artistas independentes promovem e atuam em diversas atividades sócio culturais, incentivando a produção dos grupos culturais locais.

Entre os principais espetáculos produzidos desde sua fundação estão: “Lágrimas de uma Guerra” dirigido por Mara Ganzert e Lino Júnior, e “Lapa: A História de Três Gerações”, de direção de Nádia Burda. Além de participações em diversos eventos culturais da cidade e dos trabalhos independentes desenvolvidos pelos grupos integrantes.

Atualmente a UAL está trabalhando no espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa que será encenado em fevereiro e que promete encantar o público.

Alguns integrantes da UAL que darão luz ao espetáculo.
O trabalho não está apenas no palco, mas também nos bastidores.
Os atores também se reinventam na criação dos figurinos.

 

SERVIÇO

O que: Espetáculo “Por dias melhores”

Quando: Fevereiro de 2018 – data a ser confirmada

Onde: Alameda David Carneiro – Lapa/PR

Quanto: gratuito

Please follow and like us: