Encontro é realizado para definir rumos do movimento tradicionalista na região e também calendário de rodeios.
No Parque de Exposições aqui de nossa cidade, dia 24 de fevereiro, reuniram-se autoridades de diversos CTG´s de todo o Estado do Paraná. Para se ter uma noção do impacto do encontro, apenas a 1ª Região Tradicionalista, à qual a Lapa está vinculada, concentra um total de 18 municípios e 66 CTG´s.
O encontro discutiu muitas questões financeiras da própria coordenadoria, bem como alterações estatutárias necessárias ao andamento das entidades vinculadas.
Em nossa cidade o movimento tradicionalista tem tido um crescimento constante, e chegamos em 2018 com um total de 12 CTG´s. Isso motivou uma alteração importante para os lapeanos: a partir de 2019 a Lapa irá sediar quatro rodeios, e não mais apenas três.
Tradicionalmente, o primeiro rodeio em nossa cidade ocorre no mês de abril, e este ano ficará sob responsabilidade do CTG Boa Vista. O segundo rodeio ocorre no mês de julho, e ficará a cargo do CTG Terra Nativa. O terceiro e último ocorre em novembro, e este ano o organizador será o CTG Tradição Campeira.
Com o aumento de três para quatro rodeios, a Lapa passará a contar também com um rodeio em fevereiro, mas mais detalhes deste evento devem ser discutidos em futuros encontros de Patrões da 1ª Coordenadoria.