Tradicionalismo em Família

Os rodeios são importantes eventos em nosso município, tanto que a Lapa é autorizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho a sediar três por ano, o que não ocorre em nenhum outro município da 1ª. Regional Tradicionalista. Acima o Sr. Carlos Paloma montando o cavalo “Corvira do Rio Bonito”, em rodeio lapeano em 2014. Foto cedida pelo mesmo.

Rodeios movimentam nosso município e proporcionam ambiente ideal para acampamentos e reuniões familiares. Lapa é um dos únicos municípios da 1ª Regional Tradicionalista que tem três eventos anuais (e em 2019 passará a ter quatro)

Não é novidade em nossa cidade que muitos gostam da cultura gaúcha. O nosso primeiro CTG – Centro de Tradições Gaúchas foi o Esteio da Tradição, e algum tempo depois surgiram os CTG´s Cavalo Branco e Boa Vista.
De inicio o CTG Esteio da Tradição conseguiu uma área que na época era considerada afastada da cidade, e que lhe foi emprestada pelo Governo do Estado. Ali estabeleceu cancha de provas de laço, organizou o galpão para bailes e assim por diante, e com isso a Lapa pode receber seus primeiros rodeios. Na década de 90 a cidade precisava urgentemente de um espaço para instalar as indústrias que desejavam se instalar na cidade, ou ainda as empresas lapeanas que desejavam se expandir, e com isso a área passou para o controle do município, que dividiu-a em Parque Industrial e Parque de Exposições.
O Parque de Exposições continua sendo uma referencia para rodeios, e recebeu algumas estruturas a mais durante as diversas gestões municipais que se sucederam, e hoje serve a todos os eventos da cidade – não só vinculados ao tradicionalismo, mas também rodeios organizados por qualquer um dos doze CTG´s hoje existentes.
Apesar de um custo alto – R$ 45 mil apenas para custeio do gado – sediar um rodeio é considerado um privilégio, e todos os CTG´s lapeanos tem oportunidade de assumir o encargo durante as reuniões com os patrões da 1ª Regional Tradicionalista, a qual a Lapa faz parte. Como já noticiamos na edição passada, a Lapa é contemplada com 3 rodeios anuais, e a partir de 2019, serão 4. O próximo rodeio será agora em abril, nos dias 13, 14 e 15, organizado pelo CTG Boa Vista.
Os rodeios tanto da Lapa quanto da região são considerados eventos familiares, onde cada CTG se reúne em um acampamento, dividindo tarefas e despesas. Apesar disto, em nossa região não é comum termos apresentações artísticas em nossos rodeios. Em outras locais, o rodeio tem apresentações de chula, danças, trova, concursos de prenda e outras atividades. Em nossa região é normal apenas termos as provas de habilidade, como a chamada “Vaca Gorda”, Tiro de Laço, Prova de Rédea, Prova Chasque, Prova de Cepo, entre outras.
Em entrevista com o Sr. Carlos Paloma, considerado uma pessoa participativa nesse meio, frequentador destes eventos com sua família, fomos informados que seu interesse pelo tradicionalismo se iniciou tarde. Segundo ele, tudo teve princípio aos 27 anos de idade aproximadamente, quando como lazer começou na tentativa de laçar e a partir de então não deixou mais desta paixão. Convidado pelo CTG Mate Amargo começou a frequentar mais assiduamente dos eventos, lembrando sempre da companhia familiar. Hoje participa mais ativamente de provas de laço que de rodeios, seja como laçador ou mesmo na plateia para tentar aperfeiçoar mais o tiro de laço, observar os cavalos da raça crioula e os companheiros que estão sempre procurando melhorar neste esporte.
Outra informação interessante é que a alguns anos, todo rodeio terminava com um bailão gaúcho que atraia até os que não gostavam tanto do tradicionalismo. Porém hoje o único local permitido para bailes no nosso Parque de Exposições não tem alvará dos bombeiros. Também algumas pessoas relatam que a acústica do local não é adequada, e que os poucos bailes que ali se realizam acabam não atraindo público por causa deste problema.
Em algumas cidades existem menos CTG´s, mas os que existem se empenham em construir sedes próprias no estilo de clubes de campo, com cancha de laço, espaço para gado, galpão para bailes, e em alguns casos, até piscina. Dai que questionamos algumas pessoas envolvidas no meio para saber o motivo de na Lapa não termos nada disso, pois uma estrutura própria daria mais independência ao CTG e também permitiria a elaboração de mais eventos tradicionalistas – talvez até investir na parte artística tradicionalista.
Apesar de em nosso município todos se tratarem com cordialidade e respeito, sempre existiu uma certa rivalidade entre grupos, e com isso muitos acabaram se dividindo. Esse é o motivo de termos 12 CTG´s – e em breve esse número deverá aumentar. Todo mundo quer ser patrão.
Para formar um CTG é necessário que pelo menos 40 famílias se associem, e para se estabelecer uma sede campeira fomos informados que uma área ideal seria de 5 alqueires. Com isso, fizemos uma estimativa que para se comprar área e instalar toda a infraestrutura o custo seria de pelo menos de um milhão de reais, o que representa um custo de no mínimo R$ 25 mil para cada família. Um custo alto. Apesar disto, dois CTG´s de nosso município optaram por suas sedes próprias, um no Butiá e outro no Faxinal dos Dias, mas com estrutura menor. Uma solução simples seria criar um grupo de vários CTG´s para dividir esta despesa. Como existe essa rivalidade entre grupos, isso fica bastante difícil.
A boa notícia é que como em todo lugar, as gerações dentro do movimento tradicionalista estão também se sucedendo, e com isso aos poucos as rivalidades estão sendo deixadas de lado.

Sr. Carlos Paloma, que apesar de não ter sido criado no meio, adotou junto com sua família a cultura tradicionalista.
Programação do Rodeio na Lapa
Please follow and like us: