Veteranos Paraquedistas Militares estarão na Lapa

Encontro acontecerá no sábado, no 15º GAC AP. Participantes da Associação dos Veteranos Paraquedistas Eterno Herói, sediada em Curitiba, se reunirão para relembrar os feitos de quando estavam na ativa. Saiba mais sobre as atividades e o evento.

Já imaginou a adrenalina que é abandonar uma aeronave militar em pleno voo? Essa é a grande função de todos aqueles que fazem o treinamento para entrar na Brigada de Infantaria Paraquedista.

Saltar de paraquedas no meio da floresta amazônica, a maior floresta do mundo. Se destacar em uma operação minuciosa em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão. A Brigada de infantaria Paraquedista tem muita história e sua origem percorre o ano 1949, quando aconteceu o primeiro curso de paraquedista militar do Brasil.

Desde então, muitas operações ficaram a cargo desta importante tropa de elite do Exército Brasileiro. Tudo para defender o país ao longo de sua história de luta, garra e muita determinação. Basicamente, essas são algumas das características dos integrantes que fazem parte da Brigada de Infantaria Paraquedista.

Fazer parte dela é algo tão extraordinário e motivo de honra que a estimativa é que aproximadamente 7 mil jovens tentam entrar para a Brigada de Infantaria Paraquedista. Porém, menos de 3 mil conseguem ser aprovados nos testes.

RELEMBRANDO

E estes que conseguiram fazer parte da Brigada Paraquedista têm muito o que contar e o que relembrar. Por isso, em 2013, no Paraná, quatro companheiros se encontraram para iniciar os preparativos da formação da Associação de Veteranos Paraquedistas Militares do Paraná – Eterno Herói. Eram eles: João Angelo Belotto, Marcio do Rocio Frederico, Sidnei Belizário de Melo e Marco Antonio Antunes da Silva. Em maio daquele ano foi realizada a primeira reunião e, desde então, cada vez mais companheiros de ideal estão fazendo parte da Associação. Hoje são 50 associados que, duas vezes ao mês, se reúnem no restaurante do Aeroclube do Paraná. Lá relembram histórias, reencontram velhos amigos e fazem novos amigos.

E agora, no sábado, 19 de maio, a Lapa sediará o 5º Encontro de Veteranos Paraquedistas Militares do Paraná. O evento acontece no quartel do 15º GAC AP e reunirá os associados da Associação “Eterno Herói”.

O encontro inicia pela manhã, com cerimônia realizada no quartel, e se estenderá por todo o dia, sendo realizado, no final da tarde, com apoio da Prefeitura da Lapa, um passeio turístico pela cidade, para mostrar aos paranaenses que não conhecem e aos convidados de outros estados a pujança e o berço de heróis que é a Lapa.

Estarão presentes no encontro representantes de Santa Catarina Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e, naturalmente, o efetivo do Paraná.

APOIO

O 15º GAC AP, sob o comando do Tenente Coronel Atila Ricardo Leme Larsen, está dando apoio imprescindível ao evento, recepcionando e dando todas as condições para o sucesso do encontro, como a cessão do local para o almoço de confraternização com a participação dos Veteranos, seus familiares e convidados, bem como com uma formatura, ocasião em que várias personalidades serão homenageadas.

BRIGADA PARAQUEDISTA

Atualmente, uma das missões da Brigada de Infantaria Paraquedista é garantir a paz no Haiti, isso porque é o exército brasileiro, com apoio da ONU, que tem se responsabilizado pelo território haitiano. Mas o que faz exatamente a Brigada de infantaria paraquedista?

A Brigada de Infantaria Paraquedista, junto com as Forças Especiais e dos Militares dos Grupamentos de Guerra na Selva fazem parte da Tropa de Elite do Exército Brasileiro. A tropa é preparada para saltar de helicópteros com a utilização de paraquedas e operar as missões em territórios inimigos. Eles têm como meta atuar em até 48 horas no máximo dentro dos territórios mais extremistas, como caatinga, montanhas, pantanal, selva, entre outros. Sendo que têm apoio para permanecer nesses lugares até 72 horas.

Assim que os soldados paraquedistas cumprem a missão, é realizada a entrega do território para as partes devidas. E foi exatamente assim que a Brigada de Infantaria Paraquedista teve papel fundamental na pacificação do Complexo do Alemão. Isso porque, assim que um território é dominado, se inicia uma série de ações e a brigada colabora para que essa posição de ocupação seja mantida.

QUERO FAZER PARTE

Não é para qualquer um, definitivamente, fazer parte da Brigada de Infantaria Paraquedista! Já serviram na Brigada de Infantaria Paraquedista aproximadamente 100 mil homens (hoje participam também as mulheres).

Para entrar para a Brigada de infantaria Paraquedista o candidato precisa ter 18 anos e fazer o alistamento obrigatório no exército. A entrada para a tropa de elite paraquedista ocorre de forma voluntária. Os recrutas passam por muitas instruções teóricas antes de partir para as atividades em campo.

Na peneira, jovens com menos de 1.60 de altura, ou com dificuldades de enxergar são reprovados. Em seguida, ocorrem as entrevistas e avaliação psicológica, assim como uma avaliação geral sobre as origens do candidato.

Depois de tudo isso, vem o primeiro exame físico, onde o recruta precisa subir em uma corda de três metros aproximadamente. Nesse momento, o seu desempenho físico será fortemente testado, com corrida de 2,2 mil metros para ser completada em apenas 12 minutos, além de saltos, barras e flexões.

A Brigada de infantaria Paraquedista tem muita história e sua origem percorre o ano 1949, quando aconteceu o primeiro curso de paraquedista militar do Brasil.
4º encontro dos veteranos – botas e boinas vermelhas são símbolos e orgulho da Brigada Paraquedista.

 

Please follow and like us: