Orgulho Municipal

Entrada do aterro sanitário municipal. Ao fundo, primeira montanha de resíduos que já foi aterrada e adequada para não contaminar o meio ambiente.

O aterro sanitário é um projeto que se tornou realidade em nosso município e deveria encher os lapeanos de orgulho, mas muitos nem sequer sabem que o mesmo existe.
O aterro nada mais é que uma forma organizada de se descartar o lixo, reduzindo drasticamente o impacto ambiental, eliminando os problemas sanitários, e de quebra, ainda auxiliar famílias que viviam nos lixões a terem um melhor padrão de vida.
Parece simples, mas não é. E custa caro. Muito caro. Por isso que a grande maioria dos municípios brasileiros não tem seu próprio aterro. O custo de implantação é alto.
Mas então, qual é a vantagem da Lapa ter seu próprio aterro? É que apesar do custo de implantação ser proibitivo em muitos casos, a alternativa é enviar o lixo produzido aqui para aterros em outras cidades, o que acaba sendo mais caro no longo prazo.
A Lapa conseguiu a verba para a criação com um projeto muito bem elaborado lá em 2001, em uma seleção onde o Governo Federal queria criar “municípios modelo” na área. Mas não foi fácil… concorreram cidades de todo o Brasil e só 5 ganharam a verba. Uma delas foi a Lapa.
Com dinheiro em mãos, nossa cidade foi uma das primeiras do Brasil a destinar adequadamente o seu lixo, e o nosso aterro foi instalado ali no Parque Industrial, mas no lado contrário ao Parque de Exposições. Não sabe onde fica? Pois é… funciona tão bem que nem cheiro tem, então ao passar pela frente alguém desavisado nem saberia do que se trata.
Apenas alguns anos depois que os municípios da Região Metropolitana, incluindo Curitiba, se reuniram e criaram um aterro lá em Fazenda Rio Grande, para onde vai todo o lixo destas cidades. Mas vejam só: o custo de implantação foi o mesmo, mas sem apoio federal. E se a Lapa não tivesse seu próprio aterro, ainda teria que gastar com frete, levando lixo até lá em Fazenda Rio Grande.
Mas ainda temos problemas. O principal é que muito do lixo pode ser reciclado, e neste caso, segue para a Recilapa, onde acaba gerando renda para várias famílias. E dinheiro circulando na nossa cidade, convenhamos, é algo que estamos precisando. Só que muita gente ainda não separa seu lixo, e com isso estas famílias tem renda menor do que poderiam.
Mas os problemas pela falta de reciclagem não ficam por ai… lembra que o custo de implantação de um aterro é alto? Pois é, então é interessante que dure o máximo possível. Mas se enviarmos lixo reciclável para o aterro, a vida útil dele será menor, e em menos tempo a Prefeitura terá que desembolsar dinheiro para sua ampliação. E com isso, temos menos dinheiro para escolas municipais, quadras de esporte, arruamentos, saúde, etc, etc. Seria muito mais produtivo e lucrativo se todos colaborassem, separando seu lixo.

Please follow and like us: