Machado de Assis no Theatro São João

Espetáculo “Desencantos”, de autoria do mais autêntico e importante escritor da literatura brasileira, será apresentado na Lapa no início de outubro.

Na noite de quinta-feira, 4 de outubro, os lapeanos terão a oportunidade de apreciar um espetáculo “de peso”. Trata-se de nada mais, nada menos do que “Desencantos”, do grande e renomado autor Machado de Assis.

Não precisa ser especialista em literatura brasileira para saber que este é um dos grandes nomes da escrita do país! Só isso já bastaria para qualquer um levantar-se do sofá e ir até o Theatro São João.

A peça teatral conta a história de D. Clara, que entende bem dos jogos amorosos de salão. Após sua viuvez, experimenta aventuras até se decidir entre um casamento farto ou um delírio de amor promissor. Luiz de Mello é um rapaz acostumado com sonhos melódicos, modo oposto do comportamento de seu rival, Pedro Alves. Entre dardos jocosos de sátira e paixão, três figuras clássicas misturam suas ideologias numa disputa onde ninguém sairá ileso e os costumes de uma época exalam o nobre perfume da vingança.

Com este enredo, com o aval de Machado de Assis, será um espetáculo imperdível! Quem gosta e entende da arte teatral não ficará de fora, com certeza!

O espetáculo será apresentado às 20h do dia 4 de outubro. A classificação indicativa é 12 anos de idade e os ingressos estão sendo vendidos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) na bilheteria do Theatro São João.

LETRAS CÊNICAS

O espetáculo “Desencantos” será apresentado pelo grupo profissional Letras Cênicas. Da idealização do diretor geral Carlos Alexandre de Andrade, no fim de agosto de 2012, o grupo surge para o teatro com o objetivo de ser um grupo especializado em leituras dramáticas. Por isso, as “Letras” que são “Cênicas”.

Mas, no início de 2013 o grupo começou um processo mais aprofundado de pesquisa histórica sobre “comédias medievais” com a produtora cultural Bya Paixão. Nesse processo, clowns e bobos da corte ganharam ênfase com a capacidade da comédia simples, mas altamente eficaz. Dessa pesquisa surge o primeiro espetáculo do grupo, com a montagem “Doutor Eufrásio”, que estrearia em agosto de 2013. Surge também o símbolo do bufão como marca.

Depois de projetos itinerantes em 2014 e a premiada peça “Cidade dos Anjos” em 2015, a equipe se concentrou na montagem (também premiada em diversos festivais nacionais e internacionais) que revela a história dos “Amores de Machado de Assis”, o mais autêntico e importante escritor da literatura brasileira.  Espetáculo que segue estrada desde abril de 2016.  Em setembro desse mesmo ano, “O Pior Circo do Mundo” também estreou e permaneceu no repertório do grupo por um ano.

Em 2017 houve a remontagem da comédia “Os Marinheiros” e a estreia do espetáculo “Alan: Contra Máquina”, do premiado dramaturgo Jocemar Chagas. Em 2018, o sarau cultural “Desencantos” estreou em homenagem aos 110 anos da eternidade de Machado de Assis e prossegue agenda juntamente com o premiado espetáculo “Amores de Machado de Assis”.

Entre dardos jocosos de sátira e paixão, três figuras clássicas misturam suas ideologias numa disputa onde ninguém sairá ileso.
Please follow and like us: