Vereador Otávio pede posto da PM em Mariental

Para Bolinho, pedido se justifica pela forte movimentação comercial e pela demanda significativa de ocorrências registradas pela polícia na região.

Com a elevação da 1ª CIPM a 28º Batalhão, edil considera de grande importância o combate da criminalidade em todas as regiões do município. Melhorias estão previstas para ocorrerem a partir de 2019.

O vereador Otavio Rodrigues (Bolinho) acompanhou desde o início todo o processo para elevação da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) a 28º Batalhão da Polícia Militar. Em entrevista à Tribuna Regional destacou a importância desta conquista para a Polícia Militar e para a população. “O que precisava acontecer para que a Lapa tivesse mais força, principalmente para aumentar o efetivo e as condições de atender melhor a população, era a criação do Batalhão, e isso aconteceu. Isso dá à população uma expectativa imediata e devemos esclarecer que o aumento do efetivo vai acontecer após acontecer concurso público para a Polícia Militar. Durante esta fase haverá também a proposta de que se faça a Escola da PM na Lapa. O Batalhão poderá receber em torno de 60 policiais para compor o efetivo e, a partir dai, prestar melhor atendimento às áreas rurais da região, onde existe hoje dificuldade para a PM estar com mais frequência, dentre outras mudanças”, avaliou.

Sabendo da relevância da presença da PM na zona rural do município, na Sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira, 20 de novembro, vereador Otávio fez uma indicação para que logo seja elaborado um projeto de implantação de um destacamento da Policia Militar no Distrito de Mariental. Desta forma PMs poderão atuar diariamente na região com apoio de uma viatura. “O Distrito de Mariental fica em uma região de passagem para outros municípios e liga a Lapa a outras localidades do entorno. Então existe a necessidade de haver policiais lá, por conta do grande número de habitantes, a movimentação comercial e pela demanda significativa de ocorrências registradas pela polícia na região”, explicou. A indicação do vereador foi aprovada pelos demais edis e, segundo Otávio, o Major Hélio Horning, Comandante do 28º Batalhão, apoia a iniciativa. O vereador também conta com apoio do Prefeito Paulo Furiati.

Segundo Otavio, as mudanças para a segurança acontecerão de forma gradativa. Para o ano que vem, espera-se a construção de uma sede para o Batalhão, com o apoio do governo do estado.

CÂMERAS DE SEGURANÇA

Durante todo ano de 2018, lideranças do município da Lapa, entre elas o vereador Otávio, o Prefeito Paulo Furiati, o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e a ACIAL (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa), trabalharam para a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Segundo Otávio Rodrigues, está sendo firmada uma parceria com a CELEPAR, órgão do governo do Estado, para a implantação e a atualização do sistema e de suas tecnologias. O processo de licitação para a locação das câmeras está em fase final. “Essa parceria com a CELEPAR propicia mais segurança e suporte. Já a empresa que irá locar os equipamentos realizará a manutenção mais frequente, o que garantirá a qualidade do serviço oferecido para a população”, informou.

O vereador agradeceu, em nome do Major Horning, a Governadora do Paraná, Cida Borguetti, e ao Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, pelo empenho na implantação do Batalhão na Lapa. A Governadora será convidada a vir ao município em data ainda a ser definida para o descerramento da placa do 28º Batalhão da Polícia Militar. Otávio, em Sessão anterior na Câmara, fez uma indicação para que a governadora seja homenageada com a medalha Heróis da Lapa. “É uma das medalhas mais importantes que será dedicada pelo Legislativo para a governadora, por sua importante participação na elevação da 1ª CIPM a Batalhão”, explicou.

 

Please follow and like us: