OAB PR inaugura sede para Subseção da Lapa

Momento histórico para a Subseção e para toda a advocacia paranaense.

Estrutura moderna e ampla, em área construída de 650m2, irá atender toda a classe de advogados e, também, a sociedade lapeana.

A OAB Paraná inaugurou na quarta-feira, 5 de dezembro, a sede da subseção da Lapa, localizada na Rua Pedro Mendes de Camargo, nº 33, próximo ao Fórum da Comarca. A cidade histórica, que era a única das que compõem o sistema OAB no estado que ainda não tinha uma sede própria, passa a ter uma estrutura moderna e ampla, em uma área construída de 650 metros quadrados. O arquiteto responsável pela obra foi o lapeano Maximiliano Scandelari. A solenidade de inauguração contou com a presença de todos os membros da atual diretoria da seccional, de integrantes da diretoria eleita para o próximo triênio e de diversas autoridades locais.

DEDICAÇÃO

“Hoje a Lapa acende a sua estrela. Só nós sabemos o quanto há de trabalho e dedicação quando entregamos uma sede”, disse Noronha. Ao lembrar que a subseção era a única que ainda não tinha sede própria, ele elogiou a qualidade da obra. “Quis o destino que na última subseção estivéssemos entregando uma das obras mais bonitas e emblemáticas para nós. Um espaço para ser referência, para ser o orgulho da advocacia, muitas vezes sofrida, maltratada e que precisa ser valorizada”, afirmou o presidente da OAB Paraná.

Noronha mencionou também a importância de a obra ser entregue no prazo previsto. “Se queremos um país melhor, temos que começar cumprindo prazos, entregando as obras dentro do tempo, da qualidade e do orçamento esperados”, observou. ”Não construímos elefantes brancos, sedes que ficam obsoletas, não construímos sonhos que não possam ser realizados”, disse. “Construímos dignidade e respeito em um espaço que a advocacia possa utilizar diariamente”, concluiu.

SINERGIA

“Nossa sede representa a satisfação pela profissão, mostrando, sim, que somos respeitados e valorizados”, afirmou o presidente da subseção da Lapa, Diego Timbirussu Ribas. Ele destacou a importância do apoio da OAB Paraná para o desenvolvimento do projeto. “Estamos no caminho certo em uma OAB da Lapa que ganha total apoio da seccional, presidida por um homem visionário, justo e de um coração grandioso. José Augusto Araújo de Noronha, receba aqui meus mais sinceros agradecimentos”, declarou Ribas. Ele afirmou que a sede foi planejada e edificada “com carinho e zelo gigantescos” para ser um “porto seguro dos advogados e das advogadas e da sociedade”.

O advogado que lidera a classe na Lapa enfatizou ainda a importância do trabalho de combate a escritórios clandestinos ao longo da gestão que está prestes a ser concluída. Ele citou também a diferença que fez o compromisso com a advocacia dativa por parte da diretoria da seccional. “Trouxeram de volta a dignidade e paz para a advocacia”.

Ribas mencionou a relevância do trabalho daqueles que o antecederam para que esse empreendimento fosse realizado. “Tudo começou com a criação dessa subseção”, disse o presidente da OAB Lapa. A OAB da Lapa tem 26 anos de existência e a conquista da sede própria para a subseção foi luta constante de todos os presidentes que passaram pela instituição (Maria Lúcia Weinhardt, Claudio Magalhães Batista, Carlos Pedro Kaled, Marcelo Magalhães Batista, Kival Della Bianca Paquete Junior e Paulo Sérgio Ferrari).

DIGNIDADE

O presidente eleito da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, também esteve na solenidade e, em entrevista, falou sobre como uma estrutura adequada é representativa para a advocacia. “Toda sede da OAB é importante porque é uma referência. A cidade e a sociedade enxergam a OAB estabelecida no seu prédio. Uma estrutura bem organizada, com uma boa apresentação, dignifica a advocacia. Esse belo prédio aqui está à altura da advocacia lapeana, de muitos anos de luta e que merecia uma belíssima sede, como essa”, considerou Telles. “Estar aqui nessa cidade que tem uma belíssima e antiga história na advocacia paranaense, de tantas tradições, com uma sede tão bem apresentada, é algo que nos deixa a todos muito felizes”, disse o presidente eleito.

Para o vice-presidente da seccional, Airton Molina, a sede da Lapa é uma das obras mais importantes dessa gestão. “Essa é uma das sedes mais importantes da nossa gestão porque estamos entregando a uma subseção tão importante, a uma cidade tão importante, uma sede que traz dignidade à advocacia. Aqui teremos, com certeza, grandes eventos e ela também poderá ser disponibilizada a toda sociedade”.

SEDE DR. DAVID WIEDMER NETO

A nova sede da OAB Lapa recebeu um nome à altura da advocacia lapeana: Dr. David Wiedmer Neto. A advogada Maria Lúcia Weinhardt discursou representando os familiares do homenageado. “Acompanhei a carreira desse homem durante todo o tempo que me entendi por gente. Eu o admirei como homem, esposo e pai. Era uma pessoa simples, que nunca acumulou riquezas, mas tinha uma grande vaidade: o saber. Ele sabia estudar o direito, buscar a alma do direito para servir à alma do homem”, exaltou.

Ela também contou que o Dr. David foi a primeira pessoa com quem falou quando pensou em criar a OAB Lapa junto com a colega Dra. Helba Moraes. “Aqui está o resultado da nossa corrida”, arrematou.

PORTAS ABERTAS

O prefeito da Lapa, Paulo César Fiates Furiati, prestigiou a inauguração e elogiou o espírito público da OAB, já que o espaço poderá ser usufruído por toda a sociedade. Ele também celebrou a parceria firmada entre município e Ordem. “Esta parceria foi realizada devido à tenacidade do doutor Diego Ribas e da diretoria”, celebrou.

Na oportunidade, Furiati informou que, em breve, a rua onde está instalada a nova sede da OAB Lapa receberá asfalto.

Please follow and like us: