Sonho de 26 anos se torna realidade

Advogados da Lapa, Contenda e Antonio Olinto ganham casa própria. Tudo começou em 1992, com a instalação da Subseção no município. Em 2018, finalmente, a conquista, que leva o nome de Dr. David Wiedmer Neto.

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Lapa foi instalada em agosto de 1992. Mas, antes disso, os causídicos da região já sentiam a necessidade de existir maior proximidade dos advogados com seu órgão representativo. A busca pela instalação da Subseção no município se iniciou a partir de uma conversa da advogada Maria Lúcia Weinhardt com a também advogada Helba Regina Mendes de Moraes, embaixo de uma palmeira, na escadaria do Shopping Colonial. Na ocasião, Helba havia relatado da falta que fazia à classe ter a OAB mais próxima aos advogados. A partir daí iniciaram os trabalhos, as diligências e os encontros visando a criação e a instalação da Subseção no município. Entre os principais nomes que apoiaram Maria Lúcia estava do advogado Carlos Pedro Kaled.

Assim nasceu a Subseção da OAB da Lapa, já permeada de lutas. Nos idos de 1993, Maria Lúcia Weinhardt assumiu a primeira presidência do órgão representativo no município. Depois dela vieram Cláudio Roberto Magalhães Batista, Carlos Pedro Kaled, Marcelo Henrique Magalhães Batista, Kival Della Bianca Paquete Junior, Paulo Sérgio Ferrari e Diego Ribas. Todos os presidentes, auxiliados pelos colegas quem compuseram suas diretorias, buscaram, cada um a seu modo, concretizar o outro sonho da Subseção: adquirir sua sede própria.

E o sonho começou a tomar forma em maio de 2017, ano em que a OAB Lapa completaria 25 anos de existência. Neste ano, foi assinada escritura pública de aquisição do imóvel para a construção da sede própria, localizado na Rua Pedro Mendes de Camargo, próximo ao Fórum da Comarca. As obras do novo prédio foram iniciadas em julho deste ano e, na noite de 5 de dezembro de 2018, o sonho se tornou, enfim, realidade.

DEPOIMENTOS

Devido à importância da conquista e, ainda, pelo trabalho realizado não só pela gestão de Diego Ribas, que inicia uma nova etapa à frente da OAB Lapa, de 2019 a 2021, a Tribuna Regional pediu a cada um dos ex-presidentes que relatassem um pouco sobre o momento histórico.

Dra. Maria Lúcia Weinhardt foi a primeira Presidente da OAB Lapa, de 1993 a 1994. Atuando, novamente, de 1995 a 1997 e de 2001 a 2003. “Foram 26 anos, três meses e 10 dias em que toda a equipe de advogados e as várias diretorias sucessivas esperaram ansiosos por este momento. A sede da OAB está como a casa própria para cada um de nós. As diretorias se sucedem em gestões como uma corrida de bastão, então um pega, cumpre o seu trabalho, passa para o outro que dá sequência e há uma continuidade. Este é um sonho realizado dos advogados da Lapa no plano material da OAB, porém a grande questão da OAB é a proteção do advogado, no desempenho de suas funções e das defesas de suas prerrogativas. Desta forma está defendendo toda a população, pois os advogados não defendem os seus direitos, mas os direitos da população. Assim, a Lapa inteira está ganhando na medida em que seus advogados e representantes estão mais amparados, mais acolhidos, inclusive em suas confraternizações. Tornam-se mais tangentes, mais palpáveis”, relatou Maria Lúcia.

“Como toda pessoa deseja uma casa para chamar de sua e ali instalar sua segurança, há muito os advogados lapeanos vinham lutando pela sede da Subseção. Com a construção desse novo espaço, a Lapa eleva-se a um novo e merecido plano no cenário jurídico paranaense, criando-se um local mais amplo para o exercício da cidadania, onde não apenas advogados, mas toda a população encontrará assistência”, afirmou o advogado Claudio Roberto Magalhães Batista, que presidiu a Subseção de 1998 a 2000.

Dr. Carlos Pedro Kaled, 85 anos, é o advogado mais antigo no município. Ele presidiu a Subseção da Lapa de 2004 a 2006, sendo um dos principais apoiadores da instalação da OAB no município e da luta pela aquisição do imóvel próprio. Por problemas de saúde não pode comparecer à solenidade da inauguração da sede. Sua neta, também advogada, Dra. Maria Vitória Kaled Costa o representou no ato e relatou a importância da conquista para o seu avô. “A inauguração da sede própria da OAB na Lapa representa este marco notável, deixando claro, mais uma vez, que esta pequena, porém importante cidade, tem uma marca singular, repleta de história, de lutas e de conquistas.  Saudando e parabenizando a todos os colegas lapeanos e, principalmente, a todos que se engajaram na concretização desse importante projeto, desejo que este novo espaço seja um ambiente livre e saudável ao debate para que fortaleça o legado deixado pelos seus idealizadores e garanta novos e bons frutos à advocacia paranaense”.

“A sede própria da Subseção da OAB na Lapa era meta de todas as diretorias anteriores, sonho antigo de nossa classe, e sua construção se concretizou graças ao empenho e dedicação do Presidente da Subseção, Diego Ribas, e sua equipe diretora. É uma obra magnífica, e sua inauguração ficará marcada como um momento histórico não só para os advogados, mas também para todos os cidadãos lapeanos. Temos agora uma estrutura voltada ao atendimento dos profissionais da advocacia e da população, onde poderemos nos reunir e, inclusive, nos aperfeiçoarmos em nossa área profissional, pois receberemos os cursos on-line disponibilizados pela Escola Superior da Advocacia – ESA e outros tantos trazidos pela Seccional paranaense da OAB. Gostaria de externar meus agradecimentos e congratulações aos advogados que compõem a atual diretoria e a todos os colegas de profissão da Lapa”, disse o advogado Marcelo Henrique Magalhães Batista, que presidiu a Subseção de 2007 a 2009.

“Desde minha inscrição na OAB, em1996, meu maior sonho com relação a instituição era de ver instalada a nossa sede própria. Enquanto presidente da Subseção, junto ao Presidente da Seccional Paraná, Dr. José Lúcio Glomb, fui um guerreiro incansável em busca deste sonho. Naquela época o atual presidente Dr. José Augusto Araújo de Noronha, era presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e lutava par a par para me ajudar na concretização deste empreendimento. Agora, na gestão do Dr. Diego, com a obra pronta, não tenho palavras para expressar minha alegria, não escondendo minha ansiedade para finalmente fazer uso das novas instalações. O papel da OAB destaca-se pelas responsabilidades que não se vê imputadas a nenhuma outra entidade de classe profissional regulamentada. Muitos, inclusive, acreditam que a OAB é uma entidade de classe que interessa e diz respeito apenas aos advogados. Na realidade, a OAB vai além de ser órgão de representação, defesa, seleção, disciplina dos advogados, ela é entidade destinada, preponderantemente, à defesa da Constituição, da Ordem Jurídica, do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos, da Justiça Social, além de pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Tenho certeza de que com a inauguração deste novo espaço, não foram somente os advogados que ganharam, mas toda a sociedade lapeana, que será agraciada com o lugar”, relatou Dr. Kival Della Bianca Paquete Junior, presidente da Subseção de 2010 a 2012.

“A Seccional do Paraná manteve por muito tempo a promessa de construir uma sede própria para a OAB Subseção Lapa, o que arrolou por estes 25 anos. Nós ficamos em uma situação difícil. Quando comecei a presidir a Subseção, tínhamos duas salinhas no Shopping Colonial. Mas, por conta das más condições ali apresentadas, procurei o Presidente da Seccional à época, Juliano Breto, e expus a necessidade de haver uma nova sede, senão teria que fechar a Subseção da Lapa. Na sequência recebi a autorização para alugar um local novo. Foi quando mudamos para o prédio onde a OAB ficou instalada por seis anos até hoje. Fico feliz que a nova sede foi construída agora, fico feliz por mim como advogado há quase 30 anos e por este espaço que ficará para a juventude que vai começar. Esta conquista não foi só dos presidentes, mas uma conquista de toda uma classe que lutou para hoje termos uma nova sede, afirmou Dr. Paulo Sérgio Ferrari, presidente da Subseção de 2013 a 2015.

  Dra. Maria Lúcia foi a primeira presidente da Subseção, além de ser uma das idealizadoras da instalação da OAB na Lapa.                                      
Dr. Claudio Batista foi o segundo presidente da OAB Lapa.

 

Dr. Carlos Kaled prestou grande apoio à instalação da OAB na Lapa, presidiu a subseção de 2004 a 2006.

 

Dr. Marcelo Batista presidiu a OAB Lapa de 2007 a 2009.

 

Dr. Kival Paquete Junior presidiu a Subseção de 2010 a 2012.

 

Dr. Paulo Ferrari foi presidente da Subseção de 2013 a 2015.

 

 

 

Please follow and like us: