Ele não é apenas um gari!

Toninho da Luz atuando em uma das várias atividades que desempenha.

Além da importância do profissional que recolhe o lixo, este personagem mantém outras atividades em sua vida. Confira a história do “Toninho da Luz”.

Diversas personalidades do cotidiano, muitas vezes invisíveis, são essenciais para que a rotina de muitos aconteça de forma adequada. Você já parou para observar a atividade do catador de lixo reciclável?

Nesta edição a Tribuna Regional dá sequência a série de entrevistas falando sobre profissões essenciais, mas que muitas vezes passam despercebidas pela maioria das pessoas.

Os catadores recolhem e separam do lixo o material reciclável. Estes profissionais merecem o devido reconhecimento não apenas por seus direitos, mas também pelo esforço e dedicação com que exercem a função pelas ruas das cidades. É preciso reconhecer os pontos positivos desta profissão.

É muito prático reunir o lixo produzido em casa e depositar nos cestos para que sejam recolhidos. A partir daí todos sabem que o lixo será recolhido e encaminhado para algum lugar. Mas, quem são as pessoas que recolhem e como é a rotina destes profissionais?

Antônio Carlos da Luz tem 46 anos de idade e trabalha há 14 anos no recolhimento do lixo na Lapa. Ele começou na atividade a partir da realização de uma entrevista na empresa que presta o serviço no município. Durante nove anos recolhia somente o lixo compacto/orgânico. Mas, após um acidente, passou a atuar na coleta dos recicláveis, fazendo a coleta dos materiais junto de um caminhão em todas as regiões da cidade e zona rural da Lapa. Atualmente trabalha tanto na coleta dos orgânicos como nos recicláveis, conforme a necessidade da empresa Transresíduos.

Antônio conta que, junto a mais nove colegas, começam a coleta todos os dias às 7h30. Percorrem diariamente aproximadamente 50 km para recolher o lixo. O orgânico é levado para o aterro sanitário e os recicláveis são levados para a Recilapa (a Associação dos Catadores da Lapa), onde é feita a separação dos materiais para serem encaminhados para a reciclagem.

Ele conta que uma das maiores dificuldades encontradas no dia a dia são os produtos cortantes depositados pelos moradores sem o mínimo cuidado. “São agulhas, seringas, vidros… Nos orgânicos, algo que espanta é o número de cachorros mortos ou outros animais mortos depositados no lixo”, diz. Segundo Antônio, já foram realizadas palestras para orientar a população, mas ainda acontecem situações assim. “Na hora de juntar o lixo, nunca se sabe o que podemos encontrar”, conta o trabalhador. “Muitos acidentes já foram registrados na coleta do lixo e todos os que trabalham aqui já passaram por alguma situação de risco”, completou.

É importante ressaltar que os trabalhadores usam luvas, sapatos apropriados e uniformes, conforme as normas da empresa, e mesmo assim ocorrem situações de acidentes, já que os profissionais encontram de tudo no lixo. O ideal seria a população se conscientizar de que ao se livrar do material e do entulho em sua residência, outras pessoas terão contato com o que foi descartado. Por isso é importante lembrar que todos devem cuidar para não colocar em risco a vida dos trabalhadores.

Antônio conta que levanta cedo todos os dias, vai para o trabalho e procura sempre motivar os outros colegas, pois considera o trabalho muito importante e deseja que todos valorizem quem recolhe os recicláveis pela cidade.

Ele é muito conhecido como “Toninho da Luz” e não apenas como Antonio ou como somente um recolhedor de lixo. Ele atua em outras atividades também. Depois da semana toda trabalhando na coleta, ainda tem energia para ser árbitro de futebol, o que ama realizar.

Há mais de vinte anos apita jogos de futebol na Lapa e em cidades vizinhas. “Eu jogava futebol e passei a árbitro. O primeiro jogo que apitei foi na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil). Atuo em jogos na Lapa, Campo do Tenente, São Mateus, entre outras cidades. Aos sábados, após fazermos a coleta do lixo na cidade, vou para casa, tomo meu banho e vou para o jogo. O campeonato começa por volta das 10h30 e os jogos vão até as 19h”, conta ele, explicando que, além de estar fazendo uma atividade que gosta, a remuneração vale a pena.

E não é só isso! “Toninho da Luz”, junto com a esposa Maristela, faz entrega de revistas, um trabalho que começou há nove anos. Hoje, além das revistas, entregam produtos para quem faz compras via internet. Percorrem a cidade toda de moto para realizar a atividade.

Antônio é um exemplo por sua disposição diária. “Os colegas, ou conhecidos, sempre perguntam e se admiram com a minha disposição. Nesta idade poderia fazer tantas coisas, durante a semana correndo, subindo e descendo do caminhão para coletar o lixo e no sábado ainda corro nos jogos, praticamente o dia todo”, relatou, rindo. Ele comenta que considera importante o esforço para aguentar o “pique” diário e não desistir do trabalho e dos sonhos.

E as atividades não acabam no sábado! Aos domingos, além de descansar e curtir a família, Antônio ainda participa dos ensaios da Congada Ferreira da Lapa, da qual faz parte há quase 30 anos. Atualmente também leva o filho de sete anos, o pequeno Antônio Miguel Barbosa da Luz, que já aprendeu a bater o bumbo junto com o pai na Congada. Os ensaios estão acontecendo todos os domingos e a próxima apresentação do grupo será na festa do co-padroeiro da Lapa, São Benedito. Com certeza, depois de toda a correria da semana, Antônio estará lá para desempenhar sua função com muita dedicação!

Please follow and like us: