O caminho do alimento

Família Ruchiski, de Alves Cardosos, conta um pouco de sua experiência na produção.

Lapa é destaque pelo número de agricultores familiares que oferecem produtos de qualidade à população.

Mãos hábeis plantam, cuidam e colhem o alimento que estará nas mesas das famílias lapeanas. Cidades como a Lapa, que possuem boa parte da população vivendo no meio rural, levam vantagem quando o assunto é alimentação saudável, itens frescos e de qualidade. Em área de 2.098 km² de extensão territorial, grande parte produtiva, agricultores familiares dedicam-se ao plantio de hortaliças e de produtos agro industrializados com excelente aceitação no mercado regional.

A comercialização acontece na tradicional Feira da Agricultura Familiar, sempre às quartas-feiras (na Praça General Carneiro) e aos sábados (na Alameda David Carneiro), em estabelecimentos comerciais ou distribuídos em grandes centros consumidores.

O caminho mais curto e a proximidade com os produtores, facilitando a logística e a possibilidade da aquisição direta, são fatores que fazem com que o consumidor tenha acesso fácil aos produtos com bons preços.

AGROALVES

Na região dos Alves Cardosos, os agricultores, organizados em sistema agroecológico, produzem alimentos orgânicos com a garantia de entrega da colheita em programas governamentais como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). São abastecidas pelos programas entidades socioassistenciais, escolas e CMEIs da Lapa.

O agricultor Antônio Marcos Ruchinski produz uma grande variedade de alimentos em sua propriedade e está satisfeito com a rentabilidade. “Planto aqui couve flor, brócolis, repolho, beterraba, alface. Dá para manter a família, tanto que pretendemos aumentar o plantio”, comentou. A sua esposa Adriane destacou o grande valor de uma alimentação mais adequada, principalmente na merenda escolar, em que as crianças consomem um alimento mais saudável. “Isso me dá muito orgulho”, afirma. Ela lembrou também da importância da Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Catherine Machulek, no apoio técnico dado aos agricultores.

Cooperada da Agroalves, Roseli Figura produz na região do Caracol uma grande variedade de hortaliças e explica que a rotação da cultura é muito importante para o desenvolvimento das plantas. Ela também se diz satisfeita com a renda obtida na venda e lembrou do acréscimo de 30% no valor do produto pela certificação de orgânico.

EMBUTIDOS

Na comunidade do Capão Bonito, Roberto Steklain representa o que há de melhor na eficiência da agroindústria. A partir da carne suína que é produzida na propriedade, desenvolve toda cadeia até oferecer o embutido defumado ao consumidor final.

Os produtos levam o nome da Lapa à toda região. Hoje, a propriedade gera sete empregos diretos, além da família de Roberto e de seus filhos que colaboram no agronegócio. Somente de linguiça, são três toneladas produzidas por semana.

DADOS

Catherine Machulek, Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, disse que segundo dados oficiais do Senso Agropecuário de 2017, o município da Lapa produz 130 mil toneladas de soja, 50 mil toneladas de milho e 13,5 toneladas de feijão, sendo considerado o segundo município em produção do feijão preto.

Na horticultura são 21,4 mil toneladas de batata, 1.050 alqueires dedicados à olericultura com destaque para o crescimento do cultivo orgânico. A Lapa também é grande produtora de frutas de caroço.

Em relação a pecuária de corte, são 2,7 mil cabeças de bovinos e 3,8 mil ovinos. Os números comprovam a vocação do município para a agricultura e a pecuária e que o homem do campo busca sempre o crescimento da produção em todas as cadeias produtivas.

Dados do Departamento do Bloco do Produtor da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente apontam que hoje há aproximadamente quatro mil cadastros ativos no município.

Catherine lembra também que a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente está à disposição dos produtores para dúvidas, esclarecimentos ou orientações a campo. O endereço é na Rua Treze de Maio, nº 1.156, e o telefone 3622-2019.

ESCONDIDINHO À LAPEANA

Baseado na abundancia dos embutidos produzidos na Lapa, o “cozinheiro de tropa” Marcio Assad desenvolveu um prato a base de linguiça defumada. A história da receita será apresentada no sábado, 19 de janeiro, no Programa Negócios da Terra, pelo SBT, às 8h. Confira a receita:

– Ingredientes:

1 kg de mandioca cozida e moída;

1 copo de requeijão cremoso;

1 volta de linguiça lapeana;

1 cebola média picada;

1 colher de azeite.

– Modo de preparo:

Cozinhar a mandioca, depois moer e misturar na massa o requeijão, destrinchar a linguiça, refogar com a cebola, fazer uma camada da massa e rechear com a linguiça refogada e depois cobrir com a massa. Finalizar com queijo mozzarella por cima e colocar para gratinar por 10 minutos.

As produtoras Adriane e Verônica, recebendo orientação da agrônoma Catherine.

 

Produtos de qualidade, saborosos, são oferecidos à população com preço acessível.
Please follow and like us: