Corais da Lapa: faça parte dessa história!

Visando fomentar a atividade musical permanente, com a participação da comunidade em geral, os Corais da Lapa – um coro infantil e um adulto – realizarão dois encontros semanais, às segundas e sextas-feiras.

Os ensaios inicialmente foram realizados na Casa de Música e desde o dia 21 de janeiro estão sendo realizados no Quartel do 15º GAC AP.

O projeto “Corais da Lapa” é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Caminhos do Paraná, e conta com apoio da Prefeitura Municipal da Lapa e do 15º GAC AP.

O projeto encabeçado pelo regente Paulo Valente, tendo como produtoras Bia Reiner e Valeria Borges da Silveira, visa a valorização e o despertar das potencialidades artísticas existentes na população local (mesmo das pessoas que se julgam inaptas para a música), através da oferta de uma atividade artística de cunho permanente que beneficie crianças e adultos, vindo a favorecer, igualmente, a transformação da cidade num polo cultural, além da já conhecida vocação turística.

Entre as atividades desenvolvidas durante o ensaio, serão realizados exercícios de preparação vocal dos grupos, tomando como base a propriocepção (reconhecimento dos recursos vocais presentes em cada indivíduo) e a musicalização: teoria musical e solfejo.

As inscrições e as aulas são gratuitas. Quem quiser mais informações ou tiver interesse em participar deve entrar em contato diretamente com o regente Paulo Valente, pelo telefone (41) 9-9902-4610. Todo material utilizado será disponibilizado gratuitamente pelo projeto.

CORAIS NA HISTÓRIA DA LAPA

Destacamos a importância sócio cultural e a contribuição dos corais através da história.

Coral “Vozes da Lapa” – por Sophia Mariano Muller: “Em janeiro de 1990 o sargento Abdalla João Dardaque e a professora Lia Campanholo Mendes, com um grupo de pessoas apreciadoras da música e do canto, falaram comigo e unindo esforços e vozes, formamos o coral que levou o nome de Coral ‘Vozes da Lapa’. Participamos em muitas apresentações, em festas cívicas, sociais e religiosas. E também solenidades do 15º GAC AP. Através do poder público, também o coral foi muito prestigiado. Recebemos, na gestão do Prefeito Joacir Gonsalves, o uniforme para nossas apresentações. E no mandato do Prefeito Paulo Furiati, em 2009, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secretária Valeria Borges da Silveira) recebemos a reabertura da Casa de Música ‘Maestro João Francisco Mariano’, para realizar nossos ensaios. Esse conjunto de vozes que se fundia harmoniosamente, causava admiração. Sempre tivemos o apoio das autoridades locais e do povo que sempre nos prestigiou. Em 2011, recebemos uma homenagem da Associação Literária Lapeana, com a ‘Ordem ao Mérito Histórico e Cultural’ pela relevante contribuição à cultura e história da cidade da Lapa. O coral ‘Vozes da Lapa’ teve a duração de 15 anos. No início de 2005 encerrou suas atividades musicais. O Coral foi citado como ‘O melhor cartão de visita da cidade’. Significativo marco cultural da cidade”.

Coral “Santo Antônio” – por Sophia Mariano Muller: “O primeiro coral que organizei na Lapa foi o coral ‘Santo Antônio’, nome esse escolhido porque na sua igreja fazíamos nossos ensaios para a participação das missas, especialmente as solenes. O coral teve início no ano de 1975, teve a duração de 10 anos, tendo como regente Sophia Mariano Muller”.

Grupo de Canto “Santa Cecília” – regente: Sophia Mariano Muller: Logo após o encerramento do coral “Vozes da Lapa”, no início de 2005, surgiu o grupo de canto “Santa Cecília”. Era um grupo composto por oito membros, que faziam parte do extinto coral “Vozes da Lapa”. O grupo teve a duração de cinco anos.

– Os corais religiosos das irmãs de São José – por Iara Scandelari Milczewski: “Sempre ouvi dizer que se mede a cultura de uma cidade pelo número de corais que ela possui. As minhas lembranças sobre o canto coral ou coro, levam-me às irmãs do Colégio São José, aqui da Lapa, pelos anos 1950/1960 do século passado, que desenvolviam com os alunos atividades musicais com o intuito de cantar em cultos religiosos e em outras festividades. Nos cultos simples, cantos simples, em cultos solenes, cantos solenes, e, por vezes, até missa cantada em latim, como era costume da época”.

Coral Infanto Juvenil Raiozinho de Sol – regente: Noeli Bianchini: Fundado em abril de 1991, com 51 membros, o Raiozinho de Sol chegou a ter 110 integrantes e sempre teve como finalidade incentivar a iniciação musical e acolher aqueles que têm menos oportunidades. O Coral participou de diversas apresentações na Lapa e região, incluindo participações nas missas transmitidas pela Tv Paranaense. Tendo a frente a regente Noeli Bianchini, que tanto fez pela cultura lapeana e que nunca desistiu de seu propósito. Registramos aqui nossa singela homenagem!

O Coral Raiozinho de Sol, liderado por Noeli Bianchini, atuou por dez anos na Lapa.

 

Ensaios estão ocorrendo no quartel do 15º GAC- AP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: