Pequenos delitos assustam moradores

Furtos, roubos e assaltos. Situações que geram insegurança na comunidade desafiam as autoridades de segurança para ações mais ostensivas em combate à criminalidade.

A cidade da Lapa com aproximadamente 48 mil habitantes, não tem a mesma sensação de segurança do que por exemplo há 10 anos atrás.

De tempo em tempo, ouvimos relatos de pessoas que ou foram assaltadas, tiveram objetos roubados, veículos furtados, casas arrombadas, ou sofreram violência em assaltos a mão armada, dentre outras ações criminosas que despertam medo e levantam questionamentos de o que está sendo feito para coibir a criminalidade em nossa cidade.

A partir do momento em que o cidadão é lesado ele recorre a Policia Militar que vai até o local e a Policia Civil, que abre inquéritos para investigar os casos.

A policia Militar da Lapa, atuante no 28º Batalhão, trabalha com policiamento ostensivo, realizando rondas, investigativo e atendendo aos chamados da população. Embora havendo a elevação para Batalhão, a PM da Lapa, atua com o mesmo efetivo da CIPM e está à espera de melhorias, com a vinda de mais policiais, viaturas, dentre outros. Em entrevista feita pela Tribuna Regional no mês de Dezembro/2018, com o Comandante do 28º  BPM, Major Hélio Horning, almeja-se a vinda de escola de polícia para formar soldados e assim ampliar o número de profissionais e maiores resultados no atendimento à população da Lapa.

As atuais Informações obtidas com a PM, através do Capitão João Pedro, informam que, nos últimos dias a PM conseguiu prender em flagrante dois indivíduos que realizavam furtos e roubos na cidade, em situações de arrombamento em residências e estabelecimentos comerciais. O serviço de inteligência já identificou e busca um terceiro indivíduo sendo ele foragidos do sistema prisional na última fuga da Delegacia de Polícia Civil, o indivíduo foi reconhecido através de câmeras de segurança, como autor de furtos e arrombamentos em diversas regiões da cidade da Lapa e a PM busca prendê-lo o mais rápido possível.

O Capitão destaca que os itens mais furtados, por estes arrombadores tanto em casas como em veículos, são televisores e aparelho de celular.

A PM conta agora com um número de WhatsApp, o 9555-9071, pelo qual a população pode acionar o 28º BPM e fazer denúncias também de forma anônima, além dos números 190 e  3622-2743. O Cidadão também pode utilizar essas ferramentas de contato para chamar o auxílio da Polícia Militar caso aviste algum individuo suspeito próximo a residências. A Polícia fará na medida do possível a averiguação e a abordagem a tais suspeitos.

Segundo o Delegado de Polícia Civil, Doutor Vinicius Maciel, a maioria dos furtos e roubos está ligado direto ou indiretamente com o tráfico de drogas na cidade. O trabalho da Polícia Civil é investigar para identificar e prender tais meliantes dando uma resposta à população.

DELEGACIA

A Delegacia de Polícia Civil está com superlotação de presos. Segundo um levantamento feito no dia 15 de fevereiro a unidade, que tem capacidade para abrigar 16 pessoas, hoje abriga 57 detentos. O Delegado Doutor Vinicius Maciel, atua há 4 anos na Lapa, e ressalta que não só na Lapa, mas em todo o estado as delegacias vivem esta realidade. O sistema de  guarda compartilhada de presos acaba dificultando o trabalho investigativo da Policia. “Primeiro devemos dividir, o que é delegacia e cadeia pública, infelizmente temos no Paraná, a guarda compartilhada, a gestão de um estabelecimento pelo DEPEN e a Policia Civil, isso transfere a responsabilidade ao menos interna para os investigadores de polícia, a presença ilegal de presos dentro de uma unidade que deveria ser apenas policial. Não temos a construção de cadeias públicas adequadas no Paraná e as antigas delegacias de polícia que seriam setor temporário dos presos foram transformadas em cadeias públicas, mas só no nome, pois não tem estrutura de segurança e nem os servidores necessários para trabalhar este sistema prisional como uma cadeia pública precisa, então aqui na Delegacia da Lapa, a cadeia pública é um prédio que está no centro da unidade policial, tem capacidade para 16 pessoas e atualmente custodia 57 detentos, dentre estes, estão três mulheres e um idoso, e essa superlotação atrapalha e muito o serviço de investigação da polícia que já conta com um número reduzido no efetivo de investigadores e servidores policiais.

O Delegado destaca que na Delegacia da Lapa, por haver o sistema de gestão compartilhada o cuidado com os presos fica a cargo dos agentes de cadeia e agentes penitenciários, porém a guarda armada na delegacia é feito pela polícia civil, que dia após dia reprime fugas e aciona também o apoio da Policia Militar para evitar rebeliões e fugas.

Durante os quatro anos, ocorreram duas fugas de presos, na primeira foram sete (07), e na última foram vinte e seis (26), números considerados baixos, se comparados a outras cadeias públicas onde ocorrem fugas diárias, conforme destacou o delegado, porém as tentativas de fugas são muito frequentes, pois os agentes atuam diariamente contendo as ações dos detentos que buscam formas de fugir.

O Delegado Doutor Vinicius, destacou que, dos foragidos da primeira fuga, todos foram recapturados e da última nove deles já foram presos novamente.

ESTADO

Segundo o Delegado, neste início de ano ainda não houve nenhuma sinalização por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado para a transferência dos presos condenados que já deveriam estar cumprindo suas penas na Penitenciária e que continuam na Delegacia da Lapa.

O 28º Batalhão de Polícia Militar ainda não recebeu incremento de pessoal e recursos após sua elevação de Companhia, porém o comando informa que tem trabalhado para solucionar os delitos e já teve êxitos importantes.

 

Para o Delegado de Polícia Civil da Lapa, Dr. Vinícius, “não temos a construção de cadeias públicas adequadas no Paraná e as antigas delegacias de polícia que seriam setor temporário dos presos foram transformadas em cadeias públicas”, (…) “então aqui na Delegacia da Lapa, a cadeia pública é um prédio que está no centro da unidade policial, tem capacidade para 16 pessoas e atualmente custodia 57 detentos”

 

Please follow and like us: