COMEÇOU A TEMPORADA DO PINHÃO

O pinhão é uma iguaria muito usada na gastronomia local, em sopas, pastas, carnes e mesmo consumido apenas cozido.

Desde esta segunda-feira (1), a colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão estão liberados no Paraná. Assim, o fruto da araucária já é comercializado no Estado. Produto típico da época do ano, o pinhão é uma iguaria muito usada na gastronomia local, em sopas, pastas, carnes e mesmo consumido apenas cozido.

Por ano, são coletados cerca de 12 mil toneladas de pinhão no Paraná, uma grande fonte de renda para o produtor. A colheita, que começou ontem deve se estender até julho e a produção se concentra na região Centro Sul do Estado, com destaque para Guarapuava e Irati e, também, em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Cuidados
Mesmo sendo colhido na data permitida, a regulamentação do IAP proíbe, em qualquer data, o consumo e a venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.

As normas e instruções são estabelecidas com o objetivo de conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção.

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais, podem ser feitas no link “Fale Conosco”, no site do IAP (http://www.iap.pr.gov.br), pelo telefone do IAP Curitiba: (41) 3213-3700 ou regionais do IAP e Polícia Ambiental.

Como escolher o pinhão
– O pinhão bom precisa estar maduro. A semente precisa ter casca brilhante e cor amarronzada
– A semente tem que estar dura e a casca precisa estar cheia de polpa
– Descarte as sementes que estejam furadas por pequenos bichinhos, que invadem o seu interior e se alimentam da polpa
– Pegue um ou mais pinhões, corte-os ao meio e veja se apresentam polpa branca, úmida e, até certo ponto, com maciez característica. Descarte os pinhões que estiverem com a polpa mais escura, pois passaram do tempo

 

Please follow and like us: