Vem aí II Marienthal Fest

Evento acontecerá no dia 09 de junho e terá muitas atrações, como exposição, festival de gaiteiros, corrida rústica, concurso de gastronomia e muito mais.

O sucesso da Primeira Edição mobilizou a comunidade de Mariental para a realização da II Marienthal Fest, que acontece dia 09 de junho, parte integrante das comemorações pelos 250 anos da Lapa. A festa celebra também os 141 anos da chegada dos primeiros imigrantes.
A II Marienthal Fest é uma iniciativa da comunidade escolar do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga, moradores e do comércio local, em conjunto com a Prefeitura da Lapa. A festa será realizada na Rua Carlos Weill e a programação inclui corrida rústica, exibição de filmes, gincana, concurso, danças típicas, exposição, missa e o show musical com a Banda Verde Vale, vinda de Pomerode (SC). Para o evento será instalado tendas cobertas, palco para apresentações, sonorização e iluminação.

MASTER SHERTZ

Na página do evento no Facebook (www.facebook.com/marienthalfest) foi organizado o concurso MasterShertz de pratos típicos. Na tarde de quinta-feira, dia 30 de maio, aconteceu o resultado das votações. Em primeiro lugar venceu o prato Kalushka da Marta Hammerschmidt Muller com 1111 reações, seguidos do prato Pierogue de Luciane Bach com 1006 reações e a Bolacha de Natal de Irene Hammerschmidt com 795 reações. As vencedoras serão premiadas no dia da festa com os Shertz personalizados e os vale-compras da Lucia Bombons.

Também na rede social foi organizado o concurso menino e menina bonito (divididos em categorias) que serão divulgados no dia da festa, além da capitalização de possíveis parceiros. A empolgação dos moradores pode ser constatada por meio de depoimentos manifestados espontaneamente nas redes sociais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

08:00 – Santa Missa no palco da festa com o Padre Elves Allano

10:00 – II Corrida Rústica Professor Ovídio Hammerschimidt

11:00 – Premiação da Corrida e Abertura da Praça de Alimentação e Espaços Expositivos

12:00- Almoço com gastronomia local, chopp, venda de produtos típicos e personalizados da festa

13:30 – Grande Desfile e apresentação do Grupo Germânico Trier, de Rio Negro.

14:00 – Premiação dos Títulos dos Concursos: Mini Fritz e Mini Frida, Schönes Madchen e Guter Junges 1 e Schönes Madchen e Guter Junges 2

15:00 – Apresentação com gaiteiros de Mariental/ Apresentação de grupos de dança locais

17:00 – Exibição do filme “Marienthal já foi assim”

18:30 – Premiação do Concurso “MasterShertz”

19:00 – Show com músicas típicas alemãs com a Banda Verde Vale

BANDA VERDE VALE:

Catarinenses de Pomerode, a Banda Verde Vale faz a melhor música típica alemã da região e encanta todos por onde passa deixando alegria com seu ritmo marcante. A banda se apresenta a partir das 19:00 horas.

HISTORIA DE MARIENTAL

A colônia Mariental foi fundada no ano de 1878 com a chegada dos imigrantes alemães. O seu nome significa “Vale de Maria” e é encontrado, além da Lapa, na Rússia, junto às margens do Rio Volga, e na Argentina, na província de Entre Rios.

As primeiras famílias da comunidade de Mariental vieram de Hamburgo, na Alemanha, partindo com destino ao Brasil, embarcando no navio Santos. Após 28 dias de viagem pelo mar, chegaram ao Rio de Janeiro. Porém, não tiveram permissão de desembarque devido ao surto de febre amarela que acontecia no país. Conseguiram então um pequeno barco costeiro que os levaria os até o Porto de Paranaguá. De lá iriam para Curitiba em carro de mercadoria e, com a mesma locomoção, chegaram à Vila da Lapa, ficando num abrigo para imigrantes. Após chegarem em terras lapeanas, instalaram-se num antigo sobrado pertencente, na época, a família Pacheco. Este sobrado abrigou as famílias que chegaram e servia de lar e capela religiosa, sendo também a primeira Casa Escola de Mariental, tendo como primeiro professor Carlos Waill, conhecido como o velho mestre.

No ano de 1897 deu-se início às obras da Capela de Mariental pelo Padre Francisco da Costa Pinto, vigário da Lapa, que se dedicou a esta obra que ficou pronta no ano de 1903.

O meio de transporte utilizado na época era as carroças que utilizavam toldos para proteção das mercadorias, elas serviam para o trabalho como também para o transporte das famílias. No comércio da época destacavam-se as fábricas de café, ferrarias, produção de erva mate, pecuária e agricultura.

Danças típicas, gastronomia, gincanas e show musical você encontrará na festa.
Please follow and like us: