1º Circuito de Cicloturismo atrai grande público na Lapa

Mais de 200 ciclistas de várias idades pedalaram pelas estradas rurais da Lapa.

Em comemoração aos 250 anos da Lapa, aconteceu no último domingo, 16 de junho, o lançamento do primeiro trecho do Circuito de Cicloturismo Caminhos da Lapa, no total serão sete trechos onde os amantes do ciclismo poderão explorar os vários locais da nossa cidade e no interior. O evento foi organizado pela equipe de ciclistas da Lapa, com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa, Emater e Ecobooking. Com largada e chegada no Receptivo Turístico (anexo ao Parque Linear), mais de 200 ciclistas de 14 a 68 anos de idade, vindo da Lapa, da região metropolitana de Curitiba e algumas cidade de Santa Catarina participaram do evento.

O lançamento do primeiro trecho foi de 38 quilômetros, onde os ciclistas percorreram as estradas da Colônia Municipal, Lavrinha e Rio dos Patos. Pelo caminho os participantes contaram com dois pontos de apoio com a distribuição de água e frutas. Também estavam na logística quatro veículos de apoio para alguma eventualidade. Este foi o primeiro Circuito de outros sete que estão em fase de planejamentos.

CICLOTURISMO CAMINHOS DA LAPA

O que é o Cicloturismo Caminhos da Lapa? Tudo começou com a ideia do fotografo Marcelo Zarur e mais alguns amigos ciclistas da Lapa, que no ano passado participaram de um pedal de três dias e 350km em Santa Catarina no Circuito do Vale Europeu. No final da pedalada, chegaram a seguinte conclusão de que a Lapa tem potencial para explorar o Cicloturismo, a ideia amadureceu e então colocaram em pratica.

O objetivo do Circuito é de que a qualquer momento a pessoa que gosta de pedalar, possa pegar sua bike e escolher uma rota e pedalar sem a preocupação em se perder no caminho. Todos os trechos serão sinalizados permanentemente. Todos os percursos serão em estradas rurais e vão passar por diversas localidades, como o Centro Histórico, Colônia Municipal, São Bento, Rio da Várzea, Pedrinhas, Pedra Alta, Colônia Johannesdorf, Alves Cardosos, Lagoa Gorda, Capão Bonito, Faxinal dos Pretos, Barreiro Grande, Faxinal dos Correias, Campo de Telha, Rio dos Patos entre outros que no decorrer da implantação das rotas virão a fazer parte.O projeto ainda contará com site para divulgação e informação detalhada de todo o percurso  e já está disponível no aplicativo Wikiloc as rotas do circuito. A equipe organizadora espera com a implantação desse projeto “CIRCUITO DE CICLOTURISMO CAMINHOS DA LAPA” ajudar a atrair mais turismo para a cidade e interior, até mesmo criar novos nichos de mercado local, pois todos sabem o potencial econômico desse seguimento que cresce muito a cada ano.

Confira alguns flagrantes do percurso:

Fotos: Dilamar Lewiski

 

 

Please follow and like us: