Colégio Estadual General Carneiro completa 75 anos

A escola leva o nome do maior herói da Lapa e é uma das instituições mais tradicionais da cidade histórica.

Um dos maiores e mais conhecidos colégios da Lapa está em festa. No dia 22 de junho, o Colégio Estadual General Carneiro completou 75 anos de idade. Hoje a escola é um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino da Lapa. A escola, que já viu diversas gerações passarem por ali, hoje conta com aproximadamente 800 alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, distribuídos em 26 turmas nos turnos matutinos e vespertino. Além do Ensino fundamental, a escola também possui o curso Técnico em Formação de Docentes, no período da tarde e noturno. Atualmente o diretor do Colégio é o Neri Bortolanza Junior (Gringo), que tem como diretor auxiliar Darci Miranda. A equipe pedagógica é formada por Celia Regina Zela, Tania Mara da Silva Bueno, Sara Gonsalves, Dirlei Favaro, Emília Rita Carrano, Maria de Fatima Ferreira, Roseli Maria Santos (Coordenadora do Curso de Formação de Docentes) e Patrícia Sodré (Secretaria).

HISTÓRIA

Em um tempo que o ensino não era prioridade, o Colégio General Carneiro foi fundado por iniciativa da população lapeana em 1944. Quase todos os colégios da época eram particulares, só famílias mais favorecidas conseguiam que seus filhos estudassem além do ensino fundamental. Na gestão do então Prefeito Municipal Dr. Peregrino Dias Rosa Filho, foi fundado o Colégio Estadual General Carneiro, no dia 22 de junho de 1944.

O Colégio Estadual leva o nome de um dos personagens mais marcantes da história da cidade, Antônio Ernesto Gomes Carneiro, General que comandou o tão famoso Cerco da Lapa em 1894.

MANTENDO A TRADIÇÃO

Os alunos buscam no Colégio General Carneiro uma educação de qualidade e excelência e os professores sempre estão à disposição para ensinar os conteúdos necessários. A instituição procura sempre levar inovação na educação, muitas ações são realizadas como palestras, projetos na parte artística e esportiva, gincanas e a exposição dos trabalhos dos alunos. Todo final de trimestre a Escola parabeniza os alunos que se destacaram nesse período e eles recebem medalhas e certificados, juntamente com os familiares. Uma forma de incentivar todos os alunos e a comunidade escolar.

Segundo o diretor da instituição é um orgulho ver as inúmeras pessoas que passaram pelo colégio e hoje em dia são pessoas que engrandecem os quadros profissionais das mais diversas áreas. “É muito importante a união, a esperança e o compromisso de continuarmos a escrever essa história de sucesso. Trilharemos novos caminhos, com novos personagens, formando protagonistas que por sua vez, construirão suas próprias histórias. Que possamos transmitir-lhes mais que os conhecimentos acadêmicos, mas também as coisas simples que fazem a diferença na convivência humana”. Diz o diretor Neri Bortolanza Junior (Gringo) que agradece a todos, professores, funcionários, pedagogas, comunidade escolar e voluntários que de uma maneira ou de outra deixam e outros que já deixaram sua marca e seus ensinamentos aos milhares de alunos que passaram pela instituição de ensino.

O Colégio General Carneiro está situado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 290. Nesse mês de junho o estabelecimento completou 75 anos de uma história bastante rica e de muito progresso. O colégio que um dia o povo quis fundar hoje é o segundo maior da cidade da Lapa e um dos mais tradicionais da cidade histórica.

REFORMAS

Recentemente foram feitas muitas mudanças na parte estrutural e física do colégio, como melhorias no saguão, salas de aula, laboratório de química e física, sala de recursos, quadra poliesportiva e pintura novas. Confira algumas fotos das mudanças realizadas no colégio.

Please follow and like us: